Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Pós-Graduação

Programa de Pós-Graduação

Comunicado

 

O Programa de Pós-Graduação “Trabalho, Saúde e Ambiente”, na área de concentração em Segurança e Saúde do Trabalhador, está em fase de reestruturação para atender às exigências de avaliação de programas interdisciplinares da Capes e recompor o quadro de orientadores em função da aposentadoria ou do desligamento de vários docentes. Por essa razão, a seleção de novos alunos está suspensa temporariamente.

 

A nova proposta será submetida à avaliação da Capes na área Interdisciplinar e somente será possível a abertura de novas turmas após sua aprovação. Considerando que o período de submissão de novas propostas de programas se encerrará em abril de 2019, o próximo processo seletivo ocorrerá a partir de 2020.

 

Com objetivo de orientar futuros candidatos ao Programa de Pós-Graduação da Fundacentro, informamos que o curso é gratuito e o processo seletivo tem se pautado por exigir do candidato:

  • demonstração de proficiência em leitura de textos em inglês no nível intermediário;
  • desempenho de 60% em redação sobre tema relacionado à segurança e saúde do trabalhador, seguindo os critérios de correção da prova do Enem;
  • apresentação de proposta preliminar de projeto de pesquisa em uma das linhas do programa; e
  • disponibilidade para assistir às aulas presenciais.

 

Informações atualizadas sobre o novo programa e o futuro processo seletivo serão disponibilizadas nesta página do portal da Fundacentro. Os interessados poderão também entrar em contato diretamente com a Secretaria ou os docentes do programa.

 

 

Prof. Dr. Gilmar da Cunha Trivelato

Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Fundacentro.

 

 

Informações gerais

 

O curso é gratuito e terá duração de 24 meses.

 

 

Programa Pós–Graduação da Fundacentro, Mestrado Stricto Sensu “Trabalho, Saúde e Ambiente”, recomendado pela CAPES.

 

A área de concentração “Segurança e Saúde no Trabalhado” possui três linhas de pesquisas: Avaliação, Comunicação e Controle de Riscos nos Locais de Trabalho, Políticas Públicas da Segurança e Saúde no Trabalho e Estudo de Doenças Relacionadas ao Trabalho.

 

É importante que o candidato conheça o corpo docente, principalmente os orientadores com disponibilidade de vagas que se apresentarem, e sua(s) linha(s) de pesquisa e áreas de atuação. Além disso, o interessado deverá se informar sobre quais são os trabalhos realizados pela instituição.

 

 

Secretaria Administrativa

Rua Capote Valente, 710, Térreo – Pinheiros
São Paulo – SP - CEP 05409-002
Telefone(s): (11) 3066 - 6062 / 6085 
E-mail: secretariadeposgraduacao@fundacentro.gov.br

 

Apresentação

Em dezembro de 2010, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em sua 123ª reunião, recomendou o Programa de Pós-Graduação “Trabalho, Saúde e Ambiente” da Fundacentro. O mesmo foi  reconhecido em 29/09/2011 -  homologado pelo CNE  pela Port. MEC 1364, de 29/09/2011, DOU 30/09/2011, seç.1, p.40.

 

O objetivo geral do curso é capacitar e atualizar profissionais de nível superior das áreas privada e governamental de países da América Latina e de língua portuguesa, proporcionando uma consistente formação científica no que tange às relações entre trabalho, saúde e ambiente, com foco em Segurança e Saúde do Trabalhador (SST).

 

Enquanto instituição referência na América Latina e a única do governo federal que atua exclusivamente em estudos e pesquisas em SST, a Fundacentro, com o seu Programa de Mestrado Acadêmico, amplia suas responsabilidades, mas também suas vantagens e possibilidades, pois aumenta a produção de novas pesquisas e gera novos conhecimentos.

 

Dessa forma, possibilita a melhoria e a diversificação nas ações educativas e de difusão de conhecimentos em benefício da sociedade e fortalece ainda mais a Instituição como um centro de excelência em pesquisas em SST.


Ao final do curso, os profissionais formados deverão ser capazes de:

 

  • demonstrar compreensão e aplicar conceitos e métodos de disciplinas relevantes para a área de segurança e saúde no trabalho;

 

  • demonstrar compreensão acerca das relações de interdependência entre trabalho, saúde e ambiente.

 

  • reconhecer as relações entre prevenção de agravos à saúde relacionados ao trabalho, maior produtividade e aplicação de melhores práticas;

 

  • atuar em equipe multidisciplinar responsável pela gestão efetiva de programas corporativos ou de políticas públicas de segurança e saúde no trabalho, com enfoque interdisciplinar;

 

  • planejar e conduzir projeto de pesquisa aplicada que envolva questões relevantes na área de segurança e saúde no trabalho, de forma independente ou como membro de equipe multidisciplinar;

 

  • comunicar em uma variedade de contextos profissionais ou científicos, tanto na forma oral, quanto escrita.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.