Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

APRESENTAÇÃO

OBSERVATÓRIO DO USO DE AGROTÓXICOS E DA AGROECOLOGIA EM MINAS GERAIS

 

Esta página é uma iniciativa do Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos (FMCA) e sua temática principal se  relaciona ao direito de à cidadania brasileira  á alimentação segura e saudável, conforme disposto na constituição federal de 1988.

 

Seu objetivo é facilitar acesso aos estudiosos das temáticas saúde do trabalhador ‘’;agrotóxicos’’ ; ‘’agroecologia’’  ás produções que examinam  os abrangentes impactos do  uso dos agrotóxicos  na vida do planeta e seus seres, anunciando ainda iniciativas agroecológicas, que são métodos de plantio de sementes ou produção de  alimentos mais  saudáveis.

 

A página do observatório do uso de agrotóxicos e da agroecologia disponibiliza ao seu usuário diversas  publicações:links sobre legislação que disciplina o assunto, material extraído de mídias (clippings, vídeos) , divulgação de cursos,  seminários, encontros técnicos, relatórios técnicos , teses e dissertações que enfatizam a  problemática relação entre agrotóxicos e saúde do trabalhador do estado de Minas Gerais.

 

Também é seu propósito estimular a produção de estudos e pesquisas sobre uso de agrotóxicos e adoecimento, bem como sobre benefícios da agroecologia.

 

A meta de longo alcance é contribuir para que produtores adotem  processos e técnicas de cultivo de grãos/sementes e mudas livres de contaminantes , assegurando alimentação saudável a cidadania brasileira.

 

                                                     Seja bem vindo á nossa página, compartilhe, participe! 

 

 

entr

Sobre o Observatório

O FÓRUM MINEIRO DE COMBATE AO AGROTÓXICO - FMCA - é uma instância aberta, plurinstitucional e multidisciplinar cujo estatuto se ampara na Lei nº 11.346 de 15/09/2006 que regulamenta a Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil. Suas ações são dirigidas ao amplo espectro de repercussões do uso de agrotóxicos nos ecossistemas, na saúde pública, mas sobretudo na saúde dos trabalhadores. No rol de suas atribuições está a criação, manutenção e alimentação da página do OBSERVATÓRIO DO USO DO AGROTÓXICO E DA AGROECOLOGIA EM MINAS GERAIS, ora apresentada que, a exemplo do conjunto das ações desenvolvidas pelo FMCA, intenciona divulgar informações gerais e conhecimentos científicos sobre impactos do uso dos agrotóxicos em Minas Gerais.

 

Assim, o propósito é disponibilizar informações para que cidadãos consumidores acompanhem e monitorem a qualidade e segurança dos produtos alimentícios que ingerem. Outra pretensão é divulgar resultados de pesquisas, estimular a produção de novas e fomentar outras iniciativas agroecológicas em nosso Estado.

 

De modo a facilitar o manuseio e pesquisa dos interessados, a página do OBSERVATÓRIO DO USO DO AGROTÓXICO E DA AGROECOLOGIA EM MINAS GERAIS foi dividida em duas áreas temáticas, conforme indica seu título: enquanto o conteúdo da primeira aborda exclusivamente assuntos relativos  ao uso dos agrotóxicos , as publicações da segunda se concentram em  iniciativas da produção agroecológica e sustentável em Minas Gerais. Entretanto, os conteúdos das duas páginas foram estruturados sob um único formato, a saber:

 

SEÇÕES

Apresentação 

Espaço contendo breve descrição da página. 

 

Agroecologia

Espaço contendo uma sintética apresentação da página e de sua temática “agroecologia”, bem como seus objetivos e metodologia adotada em sua alimentação.

 

Agrotóxicos

Espaço contendo apresentação sintética da temática ‘agrotóxicos”, objetivos de sua plataforma e metodologia em sua alimentação. 

 

Legislação

Ambiente destinado a hospedar links tratando da legislação nacional e estadual sobre agrotóxicos e/ ou agroecologia.

 

Documentos

Lugar reservado à memória das atividades desenvolvidas por integrantes do FMCA, como atas de suas reuniões, notas técnicas, moção de repúdio, conteúdo de  apresentações de integrantes do FMCA em eventos externos, relatório de audiências públicas, etc.

 

Biblioteca

Espaço exclusivo para depósito de trabalhos de cunho científico :TCC, dissertações, teses, relatórios técnicos, reportagens especiais.

 

Clippings

Espaço contendo produtos da mídia escrita versando sobre agrotóxico e agroecologia em jornais diários, mídia especializada, revista etc.

 

Canal Youtube

Local em que estão dispostas produções em vídeo abordando as duas temáticas em questão. 

 

Agenda, Cursos e Eventos

Espaço destinado a informes sobre links divulgando eventos (cursos, palestras, seminários, audiências etc.) sobre o combate ao uso de agrotóxicos ou sobre iniciativas agroecológicas. 

 

Link´s Úteis

Local em que são indicados links de sites sobre as duas temáticas desta página. 

 

Parceiros

Espaço destinado apresentação das instituições envolvidas na manutenção e alimentação da página.

 

Fale Conosco

Espaço reservado a correspondência eletrônica entre usuários e responsáveis por esta plataforma.

 

Localização

Espaço contendo o endereço da instituição que hospeda esta página.

 

 

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.