Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Pesquisador qualifica médicos na interpretação de radiologias

Médicos são qualificados por pesquisador da Fundacentro

Workshop sobre Treinamento na Classificação de Radiografias de Pneumoconioses aconteceu de 3 a 6 dezembro, em Bogotá

Por SCS/ Alexandra Rinaldi - Fotos: Arquivo pessoal em 31/01/2020

O pesquisador e servidor da Fundacentro, Eduardo Algranti qualificou, em dezembro de 2019, profissionais médicos para a interpretação da Leitura Radiológica das Pneumoconioses.

A convite da Universidade Nacional da Colombia, de uma ONG pelo banimento do amianto na Colombia e da Drexell School of Public Health, Filadélfia, o curso foi realizado no Hospital Universitário Nacional de Colombia para um grupo de 16 médicos radiologistas, com o objetivo de dar condições técnicas quanto à aplicação da classificação radiológica no cotidiano desses profissionais.

A Colombia, assim como outros países vem lutando pelo banimento do amianto, obtendo, a partir de janeiro de 2020, a implementação de um decreto que institui o fim do uso do amianto.

Em um artigo publicado no Annals of Global Health (2019) de autoria de Eduardo Algranti e colaboradores, se discute questões cientificas e sócio-economicas sobre o consumo do asbesto na America Latina, consumidora de 10% da produção anual global.

Além da qualificação ministrada por Algranti, o especialista participou da mesa de abertura do evento, dos grupos de trabalho conduzidos e do seminário “Asbestos na Colombia”, acompanhado dos pesquisadores, Eduardo Capitani, da Unicamp e Arthur Frank, representante da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de Drexel, Pensilvania, Estados Unidos.

Histórico das Leituras Radiológicas

Desde 1985, o pesquisador da Fundacentro vem realizando o curso de Leitura Radiológica, tendo qualificado mais mil médicos do Brasil e em países da América Latina.

No site oficial da Fundacentro, é possível encontrar informações sobre o grupo de trabalho de leituras radiológicas, profissionais qualificados a partir de 1994 e a Classificação Internacional de Radiografias de Pneumoconiose da Organização Internacional do Trabalho. Acesse.

Leia mais sobre Leitura Radiológica de Pneumoconioses.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.