Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Servidora coordena visita técnica e fala de SST em palestra na Bahia

Fotos: CRBA

Segurança e saúde do trabalhador, o profissional do futuro e o trabalho doméstico são pautas abordadas no mês de setembro

Por Fundacentro/ACS - Alexandra Rinaldi, com contribuições de Soraya Wingester em 10/09/2019

A servidora e tecnologista da Fundacentro (Centro Regional da Bahia), Soraya Wingester Vasconcelos, coordenou, no dia 4 de setembro, visita técnica dos alunos do Centro Tecnológico SE7E.

Na oportunidade, Soraya ministrou palestra aos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho, que estudam na sede de Brotas e que pela primeira vez visitaram a Fundacentro.

A palestra “Relações entre produção, consumo, ambiente e saúde: desafios para a SST” teve como objetivo fomentar a discussão e debate sobre os impactos na saúde e ambiente decorrentes dos modelos de produção e consumo, bem como seus desafios para a Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

De forma participativa, foram apresentados e discutidos conceitos (trabalho, trabalhador, modelo de produção, processo de trabalho, riscos e fatores de riscos, doenças acidentes relacionados ao trabalho etc.) e tópicos como: Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador e políticas públicas; relações entre saúde – trabalho – doenças; as revoluções industriais; características atuais do trabalho; o modelo de desenvolvimento econômico atual; fatores naturais e antrópicos que impactam o meio ambiente e a saúde; desenvolvimento sustentável, desafios frente ao contexto atual do mundo do trabalho e outros.

Ao todo, 9 participantes e a professora do instituto, Alexsandra Fonseca Carvalho, visitaram as dependências da Fundacentro.

Ao final da palestra houve o sorteio de 2 unidades da obra “As Doenças dos Trabalhadores”, de Bernardino Ramazzini.

Temas transversais são debatidos no IFBA

Com a proposta de abordar vários temas relacionados à carreira de administração, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), promove, de 9 a 11 de setembro de 2019, a Semana do Administrador IFBA.

De acordo com informações do site do IFBA, o evento é proposto pelo professor Nilton Vasconcelos e organizado pela Empresa Júnior de Administração do IFBA (Adminova Jr) e apoiado pela Coordenação do Curso de Administração.

Durante os 3 dias de evento, profissionais de diversos segmentos falarão sobre o “Papel do administrador na inclusão da diversidade”, “Como será o profissional do futuro”, e o “Impacto dos modelos de produção e consumo na saúde” - as relações entre produção, consumo, ambiente e saúde, a ser debatido pela servidora Soraya Wingester Vasconcelos da Fundacentro, no dia 11 de setembro.

Acesse a página oficial do IFBA.

Trabalho doméstico

Outro tema que vem sendo conduzido pela Fundacentro é o trabalho doméstico.

Na terceira semana de setembro terá início mais uma turma do Curso “Trabalho Doméstico, Riscos e Repercussões na saúde” que foi incorporado às Ações de Valorização do Trabalho Doméstico na Bahia, da Câmara Temática do Eixo Trabalho Doméstico/Agenda Bahia do Trabalho Decente. No dia 16, acontecerão a solenidade de abertura do curso, com a participação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, e a palestra “Previdência Social e o Trabalho” que será ministrada por Ludimilla Santana Teixeira (INSS). Nos dias 19 e 26 de setembro e 3 de outubro de 2019, acontecerão as demais atividades do curso sob a coordenação de Soraya Wingester e Ana Soraya Vilasboas Bonfim.

O curso será realizado na sede do Coletivo de Mulheres Creuza de Oliveira. Fundado em dezembro de 2016, esse coletivo oferece cursos e um espaço de convivência para as profissionais domésticas moradoras dos bairros de Mata Escura, Santo Inácio e Calabetão, em Salvador.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.