O benzeno, substância cancerígena e presente em indústrias químicas e petroquímicas, foi tema de palestra apresentada pela pesquisadora da Fundacentro, Arline Sydneia Abel Arcuri no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Osasco.
O Seminário Benzeno e Saúde da Mulher, realizado em 31 de julho teve como objetivo apresentar às mulheres, em especial as frentistas lactantes e gestantes, os riscos presentes no benzeno.
Na palestra, Arcuri contextualizou a toxicidade do benzeno, reconhecida desde 1897, apresentou as primeiras legislações sobre o tema e falou da influência do cancerígeno na saúde. O benzeno pode penetrar a pele através da respiração, atravessar a membrana pulmonar, passando para a corrente sanguínea e se distribuir pelas várias partes do corpo, como o cérebro, causando danos no sistema nervoso central. Na medula óssea, provoca alterações hematológicas.
Nas mulheres, estudos mostram que o benzeno pode causar aborto espontâneo, problemas durante o ciclo menstrual e a diminuição no tamanho dos ovários. Em gestantes, a alta exposição ao benzeno pode gerar bebês com baixo peso ao nascer e haver risco de leucemia na infância.
Pesquisas também apontam que a leucemia na infância está associada ao fato de famílias residirem próximas a postos de gasolina e oficinas mecânicas, locais onde o benzeno está presente na gasolina.
Um outro aspecto que chama a atenção da pesquisadora é o fato de ser muito comum encontrar vendedores ambulantes próximos às bombas de gasolina nos postos de abastecimento, como também o tráfego de jovens ao utilizarem as lojas de conveniência, ficando, dessa forma, mais expostos ao vapor do benzeno.
Outra palestrante, a psicóloga clínica e terapeuta familiar, Sara Resende falou sobre saúde da família e a extensa jornada de trabalho das mulheres.
O seminário também debateu com o público feminino, a saúde da mulher no trabalho, jornada de trabalho e condições adequadas para o exercício da profissão.
O evento foi realizado pelo Sinpospetro de Osasco e Região, Ministério Público do Trabalho, com apoio da OAB, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Osasco e Região e Fundacentro.
Acesse a palestra da pesquisadora, Arline Sydneia Abel Arcuri.
FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA
POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão
da Instituição.