Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Trabalhadoras domésticas esclarecem dúvidas sobre Previdência Social em evento da Fundacentro

Evento CRBA

Atividade fez parte das comemorações relativas ao mês do trabalho (maio) organizadas pela direção da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho

Por Fundacentro/ACS-por Alexandra Rinaldi, com informações do CRBA em 12/06/2019

Mais de 60 participantes, entre trabalhadoras e trabalhadores domésticos participaram da 2ª. roda de conversa, evento coordenado pela Fundacentro (Centro Regional da Bahia), cujo tema foi a Previdência Social.

O evento, realizado na segunda (10), fez parte dos desdobramentos das 06 oficinas “Trabalho Doméstico, Riscos e Repercussões na Saúde” realizadas em duas regiões de Salvador, Doron e Parque São Bartolomeu, no ano de 2018. Também, foi pensada como uma forma de se dar continuidade às ações de Valorização do Trabalho Doméstico na Bahia (Agenda Bahia de Trabalho Decente/Câmara Temática Eixo Trabalho Doméstico).

As pautas incluíram a informalidade, a contribuição junto ao INSS, esclarecimentos sobre MEI (Microempreendedor Individual), contribuintes de baixa renda, a importância da carteira assinada, benefícios em casos de doenças e acidentes de trabalho (auxílio-doença acidentário, auxílio-doença), e salário-maternidade.

Na avaliação das coordenadoras e servidoras da Fundacentro, Soraya Wingester Vasconcelos e Ana Soraya Villasboas Bomfim, o evento foi de grande relevância, já que as trabalhadoras puderam sanar dúvidas pessoais e os direitos trabalhistas e previdenciários.

A 2ª. roda de conversa contou com a participação e apoio da SETRE/Agenda Bahia do Trabalho Decente/Câmara Temática Eixo Trabalho Doméstico; INSS/Gerência Executiva Salvador/ Programa de Educação Previdenciária; Sindoméstico e Escola Municipal Deputado Gersino Coelho.

Para julho de 2019, a Fundacentro irá realizar outra roda de conversa com os temas assédio moral e violência no trabalho doméstico.

Leia mais sobre a roda de conversa realizada pela Fundacentro.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.