Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Reunião da Secretaria de Gestão conta com participação da Fundacentro

Reunião da Secretaria de Gestão

Objetivo foi fortalecer capacidades institucionais e a gestão estratégica na Administração Pública Federal

Por Fundacentro - ACS/ Cristiane Reimberg em 07/06/2019

O secretário de Gestão, Cristiano Heckert, recebeu representantes de órgãos federais em São Paulo/SP, nesta quarta, 5 de junho, no Centro de Apoio da Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU. O diretor de Administração e Finanças da Fundacentro, Francisco Rogério Lima da Silva, representou a instituição.

Durante a reunião, foi apresentado o projeto Gestão Estratégica na Administração Pública Federal, em consonância com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes) e o Plano Plurianual (PPA). A Secretaria de Gestão faz parte da Secretaria Especial de Desburocratização Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia.

Uma das responsabilidades da Secretaria de Gestão é a implantação do Sistema Eletrônico de Informações - Sei. No caso da Fundacentro, o Sei foi instituído como sistema informatizado de processos eletrônicos pela Portaria n° 127, de 13 de abril de 2018. A meta da instituição é de que todos os processos estejam tramitando no Sei até fevereiro de 2020.

Outro assunto tratado foi a ampliação do modelo Táxi Gov para transporte de servidores das unidades localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A expectativa é que a publicação do edital ocorra em julho de 2019. Também se tem buscado a reativação do modelo de compra direta para passagens aéreas, visando à redução de preços, o que está vigente por meio da MP 877.

Cristiano Heckert falou ainda sobre a necessidade de migração da força de trabalho para a área finalística dos órgãos; da iniciativa de um almoxarifado virtual nacional na lógica just in time; do uso da lógica de gestão de riscos da prestação de contas; e da contratação e elaboração do planejamento estratégico com publicação da ata prevista para agosto de 2019.

O secretário apresentou a Plataforma + Brasil, que mostra como são executadas as políticas públicas do país, e destacou a importância dos Decretos n° 9.727/19 e n° 9.739/19. O primeiro traz critérios para a ocupação de cargos com Direção e Assessoramento Superior - DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE, com possibilidade de realização de processo seletivo. O segundo aborda eficiência operacional, apresentando 14 medidas com pré-requisitos para pleitear concursos.

A Secretaria de Gestão tem trabalhado com a Escola Nacional de Administração Pública - Enap para disponibilizar cursos de gestão estratégica, oferecendo aulas virtuais e nas unidades regionais da Enap.

Um dos desafios da Secretaria é pensar a necessidade da Administração Pública Federal a longo prazo. Para 2020, pretende-se pensar em carreiras transversais que possam atuar em diferentes locais, revendo a questão da pulverização de carreiras e buscando trabalhar a gestão por competência. “Nossa ideia é desonerá-los para permitir mais eficiência”, conclui Heckert.

A ESMPU também realizou a segunda edição do Seminário "Governança, gestão e inovação" nos dias 4 e 5 de junho. Pela Fundacentro, participaram os assessores da Presidência, Allan Soares e Paulo Guimarães, o assessor da Diretoria de Administração e Finanças, Guilherme Koreeda, e a coordenadora de Diagnósticos e Prospecções, Erika Benevides.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.