Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Recife sedia evento nacional sobre prevenção de acidentes no sistema portuário

Foto: Usina de Filmes/Suape | arte: Evilyn Cristhina da Silva

Congresso, com coordenação geral da Fundacentro, ocorre de 11 a 13 de junho e traz discussões para se estabelecer um trabalho seguro e saudável

Por Fundacentro - ACS/ Cristiane Reimberg em 07/06/2019

Em janeiro de 2019, no Porto de Vitória, dois trabalhadores chineses realizavam a remoção do tampão do deque do porão, no então, os cabos do guindaste que o seguravam se soltaram. Um dos trabalhadores pulou e se salvou. O outro caiu de uma altura de mais de 20 metros e morreu. Já no mês de abril, outro trabalhador morreu depois de passar mal durante manobra de reposicionamento de embarcações do Navio Milton Santos, que estava à deriva no porto de São Sebastião. Essas ocorrências mostram a importância de se adotar uma agenda permanente para a prevenção de acidentes nas atividades portuárias e aquaviárias.

Para refletir sobre a multiplicidade de aspectos técnicos, físicos, operacionais e riscos presentes nesses ambientes de trabalho, a Fundacentro realiza, de 11 a 13 de junho, o V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário em Recife/PE. Com o tema central “O trabalho seguro e saudável num cenário de profundas transformações sociais e econômicas”, é a primeira vez que o evento ocorre no Nordeste do país, tendo o apoio de entidades da sociedade civil organizada.

O V Congresso tem entrada gratuita e pretende reunir cerca de 1.000 participantes de todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundacentro ou pelo e-mail (eventos.crpe@fundacentro.gov.br). Basta enviar nome completo, empresa, função, cidade/estado, telefone, e-mail. O evento será realizado no Mar Hotel Conventions, localizado na Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife/PE.

A aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR 29) e Aquaviário (NR 30) será debatida no congresso. Haverá 49 diferentes temas expostos e discutidos em plenário por quase 100 expositores, debatedores e autores de trabalhos orais. Ao todo, 16 estados de todas as regiões do país serão representados nas discussões. Confira a programação completa.

Para saber mais detalhes sobre o evento, como objetivos, organização, hospedagem, entre outras questões, acesse ao site do evento.

Objetivos do V Congresso Portuário e Aquaviário

- Promover o intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário, e suas interfaces com as inovações tecnológicas.1

- Socializar as experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nesses setores econômicos.

- Avaliar e debater o nível de aplicação das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29) e no Trabalho Aquaviário (NR-30).

V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário

Período

11 a 13 de junho de 2019

Sessão solene de abertura no dia 11 às 9h30

Onde

Mar Hotel Conventions

Rua Barão de Souza Leão, 451, Boa Viagem, Recife - PE

Informações/inscrições

(81) 3427-4775/3427-4566

eventos.crpe@fundacentro.gov.br

Inscreva-se pelo site

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.