Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

RBSO estende prazo para submissão de artigos

arte: Evilyn Cristhina da Silva

O novo prazo é 31/07/19, cujo tema do dossiê será Segurança Industrial e Acidentes Ampliados

Por Fundacentro/ACS - RBSO em 19/06/2019

Desde o final dos anos 1980, acidentes industriais ampliados, ou de grandes proporções, vêm causando danos humanitários e ambientais severos em todo o mundo.

Apesar disso, a prática de gestão da produção e gestão em segurança nas indústrias continua baseada em modelos que são limitados para enfrentar o problema e que, além disso, também podem agravar seus determinantes: controle e pressão cada vez maior sobre as metas e indicadores de resultados; intensa produção de regras de segurança para os riscos tradicionais visíveis por inspeção à distância; pequena participação dos operadores de campo na discussão dos impactos dos sistemas de gestão do seu trabalho; sanção/ punição àqueles que não cumprem as metas ou regras estabelecidas; e, sobretudo, o não reconhecimento do trabalho como objeto de análise para compreensão dos sinais precursores, dos riscos e dos comportamentos.

O retrato final desse sistema são catástrofes persistentes nas indústrias, em detrimento ao esforço dos gestores para controlar os riscos. Na mais recente, o rompimento da barragem da mineradora VALE na Mina do Feijão, em Brumadinho/MG, deixou quase 300 vítimas diretas (entre mortos e desaparecidos), além de danos psicossociais, econômicos e ambientais irreparáveis aos atingidos pelo desastre.

Os estudos e a prática na segurança em barragens e na prevenção de acidentes industriais ampliados têm demonstrado que já existem tecnologias capazes de reduzir boa parte dos riscos de ocorrência de catástrofes. Se tais tecnologias não são frequentemente utilizadas é porque existem fatores macroeconômicos, mercadológicos e relacionados à gestão industrial que podem prejudicar a adoção e a aplicação dessas medidas, interferindo na capacidade técnica de segurança para evitar os desastres.

Neste sentido, estudos têm mostrado que as catástrofes industriais continuarão a ocorrer enquanto os sistemas de gestão de segurança não privilegiarem a articulação entre esses sistemas e o saber operacional, e enquanto as análises de acidentes continuarem a apontar o “erro humano” como a sua principal causa, perpetuando, assim, o modelo de culpabilização da vítima.

Esta proposta de Dossiê Temático buscará reunir artigos científicos que aportem desenvolvimento teórico e prático dessas questões, de forma a se tornar uma contribuição importante na área de segurança industrial e sua interface com a sustentabilidade sócio ambiental. Esperam-se artigos originais de pesquisa, revisões sistemáticas, ensaios e relatos de experiência cujo objeto seja a segurança industrial ou acidentes ampliados, seus determinantes impactos e prevenção.

Os manuscritos deverão ser submetidos no link.

Os manuscritos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Todos os manuscritos submetidos deverão atender às instruções da RBSO informadas no site da Scielo e serão avaliados de acordo com o procedimento ali descrito.

Na submissão dos manuscritos, os autores deverão informar na carta de apresentação tratar-se de trabalho referente ao dossiê temático Segurança industrial e acidentes ampliados.

Prazo para submissão de manuscritos: 31/07/2019

Editores do dossiê:

José Marçal Jackson Filho – editor chefe RBSO – Fundacentro

Ildeberto Muniz de Almeida – editor associado RBSO – UNESP/Botucatu

Francisco de Castro Moura Duarte – editor convidado – COPPE/UFRJ

Raoni Rocha Simões – editor convidado – UNIFEI/ Itabira

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.