Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Jornadas de prevenção de explosões ocorrem no Rio de Janeiro, Santos, Curitiba e Recife

Arte: Evilyn Cristhina da Silva

Fundacentro e Associação Brasileira para Prevenção de Explosões - Abpex são organizadoras

Por Fundacentro/ACS - Cristiane Reimberg em 08/05/2019

A Fundacentro e a Associação Brasileira para Prevenção de Explosões - Abpex realizam Jornadas sobre áreas classificadas, prevenção de explosões de gases, vapores, poeiras e nitrato de amônio nas cidades de Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, Curitiba/PR e Recife/PE. Os eventos ocorrem em 28 de maio, 28 de junho, 25 de setembro e 23 de outubro, respectivamente.

As atividades são coordenadas pelo tecnologista da Fundacentro, Fernando Sobrinho, que é engenheiro químico e de segurança. “Explosões de gases, vapores e poeiras ocorrem quando há a formação de uma atmosfera explosiva, ou seja, a mistura geralmente com o ar em proporções adequadas”, explica.

Os locais onde há possibilidade de formação de tais atmosferas são chamados de áreas classificadas. Para prevenir a ocorrência de explosões, é necessária a adoção de medidas preventivas, inclusive em relação aos equipamentos elétricos utilizados.

“Já o nitrato de amônio, por suas características, depende de condições especiais que o tornam capaz de provocar explosões com grande capacidade destrutiva se não forem seguidas regras de segurança específicas”, aponta Sobrinho.

Todas essas questões serão abordadas nas atividades, voltadas a profissionais envolvidos com as questões de prevenção de acidentes com explosões e suas consequências.

Rio de Janeiro

O Seminário sobre Prevenção de Explosões e Áreas Classificadas ocorre em 28 de maio no Clube de Engenharia, das 9h às 17h. O auditório está localizado na Avenida Rio Branco, 124, no 25º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ. Para se inscrever, acesse a área de eventos do portal da Fundacentro. Também é possível consultar a programação completa.

O evento tem a coordenação local da engenheira e tecnologista do Centro Estadual da Fundacentro no Rio de Janeiro, Maria Christina Felix, e geral de Fernando Sobrinho. Solicita-se a doação de 2 Kg de alimentos não perecível.

Santos

O Seminário sobre Prevenção de Explosões e Áreas Classificadas ocorre em 28 de junho do Sindicato dos Metalúrgico de Santos, das 8h30 às 17h, localizado na Avenida Ana Costa, 55, na Vila Mathias, em Santos/SP. Para se inscrever, acesse a área de eventos do portal da Fundacentro. Também é possível consultar a programação completa.

A coordenação do evento é feita pelo técnico do Escritório de Representação da Fundacentro na Baixada Santista, Josué Amador da Silva, e por Fernando Sobrinho. Solicita-se a doação de 1 pacote de leite em pó.

Em breve, serão divulgadas as informações dos eventos em Curitiba/PR e Recife/PE.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.