Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro marca presença na posse dos membros da Cissspen

No Rio Grande do Sul, instituição tem papel fundamental na formação dos 400 servidores e membros da

No Rio Grande do Sul, instituição tem papel fundamental na formação dos 400 servidores e membros da Comissão Interna de Segurança e Saúde do Servidor Penitenciário

Por Fundacentro/ACS - Débora Maria Santos em 14/05/2019

Ontem, 13 de maio, a Fundacentro (Centro Estadual do Rio Grande do Sul) participa da posse dos membros da Comissão Interna de Segurança e Saúde do Servidor Penitenciário (Cissspen) da 1ª Região da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe/RS), no auditório do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor Alexandre Bobadra, representando o superintendente da Susepe/RS, Mario Santa Maria Junior e a assistente social Ídola Campos, ambos da Escola do Serviço Penitenciária (ESP); a técnica da Fundacentro/RS e pedagoga, Maria Muccillo, que também representou o chefe da regional, Luiz Gustavo Iglesias; e o presidente e do Comitê Gestor de Segurança e Saúde no Serviço Penitenciário (COGE), Claudio Renato Zamora Costa e a vice-presidente Tânia Regina Nery, também coordenadora da Seção de Atendimento aos Servidores da Susepe (SASS).

A iniciativa encerra o ciclo de cursos realizados pela Fundacentro (Centro Estadual do Rio Grande do Sul - CERS), que compõem o processo de concretização de uma política de segurança e saúde no trabalho desenvolvido para capacitar os membros da Cissspen.

Os cursos ministrados destacaram o papel do membro da Comissão Interna de Segurança e Saúde do Servidor Penitenciário, bem como a importância dos Planos de Trabalho na gestão de riscos nas casas prisionais.

“O pioneirismo da política de SST requisitado pela Susepe, como órgão estatal, e a habilidade necessária para lidar com aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de se aproximar dos conhecimentos na área de segurança e saúde dos trabalhadores evidencia a importância que teve para o corpo técnico da Fundacentro em conhecer e estudar sobre outro setor até o momento desconhecido em seus bastidores”, frisa Maria Muccillo, técnica e pedagoga da CERS.

Além dela, os servidores Luís Renato Andrade e Augusto Portanova Barros também ministraram cursos para os funcionários. Os temas abordados destacaram a norma regulamentadora nº 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA), portarias vigentes expedidas pela Susepe/RS, em relação à saúde e segurança dos servidores e as atribuições legais da Comissão e do (COGE), o qual apoia as Comissões instituídas em todas as casas prisionais do Rio Grande do Sul e os aspectos voltados aos riscos psicossociais e saúde mental.

O diretor da ESP parabeniza a Fundacentro e os membros empossados da Cissspen. “Participar do início do processo que culminou no decreto oficializando a política de SST assumida pelo referido órgão e na capacitação de mais de 400 servidores das casas prisionais de regime fechado e semiaberto, lotados nas dez regiões do Rio Grande do Sul, das quais a Susepe se compõe, ilustra a finalidade do projeto em desenvolver atividades de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho com a sustentabilidade econômica, ambiental e social”, salienta Alexandre Bobadra.

Já Claudio Zamora da COGE, que auxiliou no processo de comunicação com a Superintendência e os encaminhamentos para as reinvindicações das CISSSPENs, fez um retrospecto da história desse movimento, citando a Fundacentro como órgão fundamental a implantação da cultura de segurança e saúde no trabalho.

A coordenadora Tânia Regina Nery, do SASS, aborda a importância das ações das CISSSPEN´s em SST, considerando o número elevado de afastamentos dos servidores por motivos de adoecimentos e atendimentos realizados pelos profissionais da Seção de Atendimento, dos quais envolvem também os familiares dos servidores acidentados, em casos de lesões graves, mortes por acidentes e/ou decorrentes de adoecimentos e suicídios.

A posse membros das Comissões Internas de Segurança e Saúde do Servidor será publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.