Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Curso traz nova visão para elaboração do PPRA

arte: Evilyn Cristhina da Silva

Riscos ambientais podem ser causados por agentes físicos, químicos ou biológicos

Por Fundacentro/ACS - Alexandra Rinaldi em 13/05/2019

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais-PPRA será tema de curso que acontece na Fundacentro (Centro Regional do Distrito Federal), de 28 a 30 de maio de 2019.

Coordenado por Luiz Augusto Damasceno Brasil, servidor e tecnologista da Fundacentro (Centro Regional do Distrito Federal), o curso “Como elaborar e gerenciar PPRA” irá discutir o conteúdo da NR-9 e de outros itens disponíveis para a elaboração, acompanhamento da implantação e avaliação do desempenho dos programas.

O PPRA dentro de uma empresa deve antecipar e controlar os riscos ambientais, com o objetivo de preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores. Os riscos ambientais são aqueles existentes nos ambientes de trabalho, causados por agentes físicos, químicos ou biológicos.

De acordo com Antonio Carlos, tecnologista da Fundacentro (Centro Estadual do Espirito Santo) e palestrante do curso, o PPRA garante aos trabalhadores e às empresas, um ambiente seguro e saudável, além de melhorar a produção, reduzir o absenteísmo, melhorar a disposição do trabalhador e reduzir os passivos trabalhistas por adicional de insalubridade, bem como indenizações por doenças. “O PPRA tem que ser encarado pela empresa como algo para melhorar o setor produtivo, e o curso traz uma nova visão para o programa”, diz.

No Brasil, o desconhecimento e a avaliação dos riscos ainda são preocupantes para os que militam na área de segurança e saúde do trabalhador. Antonio Carlos reforça observando que a realização do curso deve auxiliar gestores em uma melhor escrita do documento básico do PPRA e no auxílio de planejamento de melhoria continua no controle de fontes de riscos. “A dificuldade dos gestores para montar um PPRA ainda é cultural e muitas vezes preferem pagar adicional de insalubridade, criando-se um ambiente de trabalho doente”, destaca o tecnologista.

O palestrante relembra a realização de cursos dados sobre PPRA no estado do Espírito Santo que levam ao conhecimento dos técnicos, instrumentos que são utilizados na identificação e avaliação de riscos no ambiente de trabalho.

O curso terá como conteúdo programático, As diferenças entre projeto e programa; Conceitos de saúde, trabalho e higiene; A relação entre saúde-trabalho-doença; A NR-9 e seu conteúdo; Como elaborar um PPRA; Metodologia e avaliação qualitativa no reconhecimento do risco de priorização de ações; Como ajustar o PPRA com a capacidade de investimento da empresa; Acompanhamento do cronograma físico e Avaliação anual.

Inscrições para o curso sobre PPRA.

Informações gerais

O curso “Como elaborar e gerenciar PPRA”, acontece de 28 a 30 de maio de 2019, das 13h às 17h, no auditório da Fundacentro (Centro Regional do Distrito Federal), situado no endereço: SDS, Bloco A, Edificio Boulevard Center, 5º. andar, Brasilia-DF.

Para participar, a coordenação solicita uma taxa social de uma lata de leite em pó para doação.

Informações pelo telefone (61) 3537.7300.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.