Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro em Pernambuco realiza ações integradas alusivas ao Abril Verde

Fotos: José Helio Lopes

Realização do Fórum Preparatório supera expectativas em número de público presencial e pela internet

Por Fundacentro/ACS - Alexandra Rinaldi em 05/04/2019

A Fundacentro (Centro Regional de Pernambuco) programa, para o ano de 2019, uma série de ações integradas alusivas ao Abril Verde.

O Movimento Abril Verde tem como objetivo a promoção da segurança e saúde no trabalho, reunindo a sociedade civil e governo para ações que minimizem os acidentes de trabalho.

Nesse sentido, a Fundacentro em Pernambuco promove ações integradas durante todo o mês de abril, por meio da realização de palestras, reuniões, painéis, fóruns e seminários.

Na manhã de terça (2), a Fundacentro, com a participação de entidades parceiras realizou o Fórum Preparatório do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, no Complexo Industrial de Suape, em Ipojuca-PE. O evento que foi transmitido ao vivo via Youtube contou com a participação presencial de 200 pessoas; pela internet foram 265.

Para o servidor, educador e membro da Comissão Técnica do Fórum, José Helio Lopes, o grande número de participantes vai ao encontro às articulações realizadas pela rede de entidades tendo à frente a Fundacentro de Pernambuco, junto à sociedade civil organizada.

Participaram da mesa de abertura, o diretor de Gestão Portuária do Complexo Industrial Portuário de Suape, Paulo Coimbra; Mauricio José Viana, diretor da Fundacentro e coordenador da Comissão Técnica do V Congresso; Josias Santiago (presidente do Sindicato dos Estivadores, representante dos sindicatos portuários e membro da Comissão Técnica do V Congresso); o coordenador do Sindipetro/PE-PB, Rogério Almeida; João Poggi (diretor do OGMO/Suape, representante dos operadores portuários na Comissão Técnica do V Congresso) e o 1º Tenente e Inspetor Naval, Robspierre de Queiroz, representante da Capitania dos Portos de Pernambuco.

O tema do Fórum contou com a palestra de Antonio Carlos Garcia Junior, servidor e tecnologista da Fundacentro do Espírito Santo (Centro Estadual do Espírito Santo), que abordou o Manual Técnico de Segurança e Saúde nos Trabalhos Portuários, que serve de guia prático para a compreensão e aplicação das exigências contidas na NR-29. Download do Manual.

A NR-29 (Segurança e Saúde no Trabalho Portuário) e a NR-30 (Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário) são normas de prevenção no ambiente de trabalho que asseguram aos trabalhadores portuários e aquaviários, proteção e integridade física.

Para o dia 16 de abril, os membros do CPR-PB (Comitê Permanente Regional) estarão reunidos para a apresentação do painel “Ações do CPR-PB na prevenção de acidentes do trabalho e sua interface com o papel do Crea-PB”.

Além do painel, será incluída na pauta da 247ª. Reunião Ordinária, nota sobre a responsabilidade dos engenheiros quanto à prevenção dos acidentes de trabalho, eleição da coordenação do CPR-PB e outros informes. O comitê é coordenado pela Fundacentro de Pernambuco.

No dia 23 de abril, o servidor e educador, José Helio Lopes conduzirá a palestra “NR-32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde”. O evento é voltado somente aos funcionários de hospitais e serviços de saúde acontece em Campina Grande-PB, das 14h às 16h30.

“Acidentes e as diversas expressões de violência no trabalho” é o tema do seminário que acontece em Recife-PE, no dia 25 de abril. O evento é aberto ao público e será realizado das 9h às 16h30, no auditório da OAB-PE. Inscrições pelos telefones (81) 3427-4775/3241-3643, ou e-mail: eventos.crpe@fundacentro.gov.br

Aos interessados em participar do seminário “Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras”, as inscrições estão abertas.

O evento tem como objetivo apresentar informações relevantes quanto à instalação e manutenção das instalações elétricas temporárias em canteiros de obras, visando à prevenção dos acidentes de origem elétrica, por meio da implementação de medidas preventivas e de proteção contra contatos com a energia elétrica.

O palestrante, Joselito Boudoux da Silva, membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fará duas palestras sobre “Dados estatísticos de acidentes elétricos da Abracopel” e “Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras”.

Informações pelos telefones (81) 3427-4775/3241-3643, ou e-mail: eventos.crpe@fundacentro.gov.br. O evento será realizado no auditório da Fundacentro em Recife, situado à Rua Djalma Farias, 126, Torreão, Recife-PE.

O evento acontece das 9h às 12h.

Para participar, a coordenação solicita 1 quilo de alimento não perecível.

Ações no âmbito do Getrin

A Fundacentro também marca presença como membro fundador junto ao Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Getrin6), coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-6).

Uma delas foi a articulação com o Palácio do Campo das Princesas, Prefeituras de Recife e Olinda, Assembléia Legislativa, Câmara dos Vereadores, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho e Ordem dos Advogados, para que os edifícios públicos e monumentos turísticos sejam iluminados na cor verde durante o mês de abril, incluindo as fachadas da Fundacentro e da Superintendência Regional do Trabalho.

Outra ação foi realizada na manhã de quinta, 4 de abril com a participação do engenheiro da Fundacentro, Luiz Antônio de Melo, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o desembargador do TRT e representante do Getrin, Fábio Farias e o procurador do Trabalho, Leonardo Osório. A pauta da reunião foi para propor que a segurança e saúde no trabalho seja tema das homilias no dia 28 de abril em todas as paróquias das 2 cidades.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.