Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro e SRTb/SP realizam evento em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho

arte: Evilyn Cristhina da Silva

Atividade ocorre no auditório Edson Hatem do Centro Técnico Nacional - CTN em São Paulo

Por Fundacentro/ACS - Cristiane Reimberg em 18/04/2019

A Fundacentro (Centro Técnico Nacional) e a Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo – SRTb/SP realizam evento em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho no dia 25 de abril, a partir das 13h30, em São Paulo/SP. A atividade faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2019, que tem como tema gestão de riscos ocupacionais.

Também remete ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho, fruto de um movimento nascido no Canadá, que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores.

Por essas e todas as vítimas do trabalho, anualmente, a Fundacentro realiza a cerimônia da vela. Neste ano, a novidade fica por conta da realização de uma atividade única entre a instituição e a SRTb/SP. Essa união é um marco simbólico para o alinhamento de ações entre a Fundacentro e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT. O evento também traz a participação de palestrantes da Advocacia Geral da União – AGU e do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Vale lembrar que, desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho – OIT considera a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O Brasil instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, por meio da Lei n° 11.121, de 25 de maio de 2005. Essas oficializações ressaltam a importância da data e da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mote da Canpat deste ano.

O objetivo do evento, em São Paulo/SP, é promover a discussão sobre a importância da gestão da Segurança e Saúde no Trabalho na prevenção dos acidentes de trabalho e adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras. Além disso, busca propiciar a reflexão para mudanças de atitudes com relação ao gerenciamento de riscos e os seus reflexos na economia de forma geral.

Para se inscrever, acesse o portal da Fundacentro.

Programação

Sessão solene de abertura e Cerimônia da Vela

Atuação da Advocacia-Geral da União – AGU nas ações regressivas acidentárias. Marta Vilela Gonçalves - Procuradora da Advocacia-Geral da União – AGU

Canpat 2019 – Gestão de Riscos ocupacionais: O Brasil contra acidentes e doenças do trabalho. Renata Matsmoto – Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo.

Gestão de Riscos Ocupacionais e a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. José Damásio de Aquino – Tecnologista e Chefe da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho – CPT da Fundacentro;

Impressões da auditória fiscal do trabalho na questão da gestão dos riscos. Antônio Pereira - Auditor Fiscal Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo

Impacto dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para a previdência social. Eduardo Costa Sá - Perito Médico Previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.