Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

CPR-PB solicita inclusão de nota sobre SST ao Crea-PB

Reunião CPR-PB

Comitê é coordenado por Fundacentro de Pernambuco, e documento é fruto de ação quadripartite

Por Fundacentro/ACS - Cristiane Reimberg em 19/03/2019

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba (CPR-PB) solicitou a inclusão de nota sobre a responsabilidade dos profissionais da Engenharia em relação à prevenção de acidentes do trabalho no Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac) do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba (Crea-PB).

A ideia é que a prática seja adotada no preenchimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para todo e qualquer serviço. A solicitação ocorreu em 12 de março por meio de ofício. O documento foi assinado por representantes das bancadas de Trabalhadores, Empregadores, Governo e Apoio Técnico, já que o Comitê da Paraíba é o único composto por 4 representações da sociedade civil organizada. O CPR-PB é coordenado pela Fundacentro (Centro Regional de Pernambuco – CRPE).

“Esta discussão vem sendo feita desde o ano passado e foi concretizada com o protocolo do documento junto ao Crea-PB. Trata-se de iniciativa inédita no país e, a partir de agora, esperamos que a mesma seja acolhida pelo sistema Confea/Crea”, afirma José Hélio Lopes, educador, coordenador do CPR-PB e tecnologista da Fundacentro.

NR 18

As discussões dos CPRs subsidiam o CPN (Comitê Permanente Nacional), que discute as alterações da NR 18 (Norma Regulamentadora Nº 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), de forma tripartite, com representantes do Governo, Trabalhadores e Empregadores.

A NR 18 “estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização” para a “implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção”.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.