Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Reuniões do congresso portuário de 2019 são retomadas em São Paulo e Pernambuco

Reuniões do congresso portuário de 2019 são retomadas em São Paulo e Pernambuco

Durante reunião em Recife, 1 minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Brumadinho (MG)

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 01/02/2019

As reuniões do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, evento que acontece em Recife-PE, de 11 a 13 de junho de 2019 foram retomadas em janeiro e realizadas na sede da Fundacentro em São Paulo e em Pernambuco.

Das pautas tratadas durante a reunião que aconteceu na terça (29), na Fundacentro em SP, estão as alterações no regulamento da chamada de trabalhos, a nova forma de acesso às informações do congresso, bem como a possibilidade de inserção de trabalho cientifico na página oficial do evento.

A idéia é transformar a página oficial em um hotsite, a fim de atender especificamente informações sobre o evento, sendo um instrumento dinâmico, interativo e eficaz, aumentando a aproximação entre usuários e a instituição.

Durante a reunião, foi colocado pelo Educador, José Hélio Lopes Batista, a realização de um fórum preparatório no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em março de 2019, de forma a promover o debate e antecipar os principais pontos técnicos e de logística do V Congresso. O Porto de Suape é uma região estratégica, de fácil localização e de grande importância para o debate da segurança e saúde do trabalhador no setor portuário e aquaviário.

A reunião em São Paulo foi conduzida pelo Diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, com a participação presencial das áreas de Eventos e Comunicação e por videoconferência com os servidores, Mauricio Jose Viana, Marcelo Alexandre de Vasconcelos, Luiz Antonio de Melo e Roberto Cunha Dantas.

Homenagem às vítimas de Brumadinho-MG

A reunião da Comissão Técnica realizada na sede da Fundacentro em Recife foi iniciada com 1 minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia pelo rompimento da barragem em Brumadinho-MG, ocorrida em 25 de janeiro.

Durante a 6ª. reunião da Comissão Técnica, as pautas foram sobre mudanças no regulamento da chamada e apresentação de trabalhos; a realização do fórum preparatório para o V; formação de grupo de whatsapp com os membros da Comissão Técnica e distribuição do Manual Técnico da NR29 – Segurança e Saúde no Trabalho Portuário.

A reunião teve a participação de 22 participantes de diferentes entidades, representantes da Capitania dos Portos de Pernambuco, e por videoconferência, a participação de Rinaldo Medeiros (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante - SINDMAR) e Wallace Ribeiro Albernoz (Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins - SINCOMAM).

A reunião da Comissão Executiva acontecerá no dia 19 de fevereiro, em São Paulo, com a participação por videoconferência de membros de outros estados. No Recife, a 7ª reunião da Comissão Técnica será realizada no dia 20 de fevereiro.

Sobre o Congresso

Coordenado pela Fundacentro, o V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário será realizado de 11 a 13 de junho de 2019 na capital pernambucana.

O tema central será “O trabalho seguro e saudável num cenário de profundas transformações sociais e econômicas”, estimando-se a presença de mais de mil participantes.

O congresso tem como objetivos, a promoção do intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário e suas interfaces com as inovações tecnológicas; a socialização de experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nesses setores econômicos e a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29) e no Trabalho Aquaviário (NR-30).

Local

O Mar Hotel Conventions, situado no bairro de Boa Viagem (zona sul do Recife), foi escolhido como local de realização do congresso, por oferecer facilidade de locomoção e infraestrutura adequada.

Haverá também espaço para montagem de 10 estandes para que as empresas públicas, privadas e entidades sindicais exponham seus produtos e serviços. A Fundacentro terá um estande exclusivo com suas publicações e vídeos.

Entidades participantes

Participam como entidades parceiras da Fundacentro na realização do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, os representantes do governo: (SIT/MT); Secretaria de Portos (SEP); Diretoria de Portos e Costas (DPC-MB); Ministério dos Transportes e Ministério da Saúde (MS). Os representantes dos empregadores estão compostos pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público – ABRATEC; Federação Nacional dos Operadores Portuários – FENOP; Petrobrás Transporte - TRANSPETRO; Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima – SYNDARMA; Federação Nacional de Navegação das Empresas de Navegação Aquaviária - FENAVEGA.

Os trabalhadores estão representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos CONTTMAF; Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR; Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA; Federação Nacional de Estivadores – FNE; Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias e Amarradores – FENCCOVIB; Federação Nacional dos Portuários – FNP.

Leia mais sobre a divulgação do congresso e parcerias já realizadas.

Parcerias são firmadas durante Colégio de Dirigentes

Comissão Executiva do congresso Portuário e Aquaviário é composta

Reunião do Congresso Portuário e Aquaviário recebe representantes do governo e empregadores

Comissão Técnica do V Congresso Portuário e Aquaviário será composta em junho

Em setembro, ocorreram 3 reuniões preparatórias importantes do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.