Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Ministério Público do Trabalho doa equipamentos para a realização de vídeos educativos sobre a NR12

Ministério Público do Trabalho doa equipamentos para a realização de vídeos educativos sobre a NR12

Curso EAD será realizado em 2019 seguindo princípios metodológicos coordenados pela área de Educação da Fundacentro

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 01/02/2019

O Ministério Público do Trabalho (MPT) doou à Fundacentro, equipamentos de edição para a produção de vídeos educativos (EAD) sobre a Norma Regulamentadora 12 – Máquinas e Equipamentos.

A doação foi uma destinação oriunda de ação do MPT e desencadeada por iniciativa dos procuradores do Trabalho, Ronaldo José de Lira (MPT-Campinas) e Tatiana Lima Campelo (MPT-Barueri), ex-aluna do Programa de Pós-Graduação da Fundacentro. Ronaldo Lira é membro da Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-12 (CNTT-NR12). A intenção dos procuradores foi colaborar com a Fundacentro na continuidade da gravação dos vídeos da Norma Regulamentadora 12 – Equipamentos e Máquinas.

Para Ronaldo José Lira, que atualmente é vice-coordenador nacional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), é necessário investir em SST e a Fundacentro tem papel fundamental nesse cenário. Além disso, o procurador observa uma grande deficiência em pesquisa em SST, especialmente na literatura, e que juízes e promotores não possuem conhecimento de tudo.

“A doação foi um reconhecimento ao trabalho realizado pela Fundacentro. A Fundacentro deveria receber um reconhecimento maior do Governo Federal, pois é uma instituição que perdeu profissionais e necessita de investimentos para desempenhar seu papel”, observa.

Roberto do Valle Giuliano, engenheiro da Fundacentro e representante da instituição na Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-12 (CNTT-NR12), conta que o projeto de gravação já havia iniciado, mas, alguns equipamentos apresentaram problemas técnicos, interrompendo assim a continuidade dos programas.

Além do MPT, outras empresas que fazem parte da CNTT-NR12 também participam do projeto, contribuindo com entrevistas, dicas técnicas, depoimentos e informações sobre a norma que versa sobre segurança em máquinas.

Agradecimentos

O diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, comenta que a parceria com o Ministério Público do Trabalho tem se consolidado por meio de várias ações e atuações daquele órgão, e que a colaboração não só com esses equipamentos, mas de outros, reforça ainda mais a importância das instituições trabalharem em conjunto nas ações prevencionistas desenvolvidas tanto pela Fundacentro quanto pelo MPT.

Estrutura do curso

O Curso em EAD sobre a Norma Regulamentadora - NR 12 relativo a Máquinas e Equipamentos é um projeto institucional, coordenado pelo Serviço de Processos Industriais da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho (SPI/CPT).

Os objetivos do curso estão voltados a aproximar o público de SST da Fundacentro; difundir o conhecimento de segurança de máquina; oferecer um curso de NR12 em nível nacional e harmonizar e nivelar o entendimento sobre as exigências da NR12 a todos os atores envolvidos (empregadores, trabalhadores, órgãos públicos).

Para que esses objetivos sejam alcançados, o projeto reúne em sua estrutura, especialistas da Fundacentro de diversas áreas do conhecimento, constituindo-se em uma ação multidisciplinar.

O Programa de Segurança no Processo de Trabalho (PROSPT), tem em sua equipe, Cleiton Faria Lima do Serviço de Ações Educativas da Fundacentro, Clodoaldo Caetite de Novaes, editor e chefe do setor de Áudio e Vídeo e a Educadora da Fundacentro do Rio Grande do Sul, Maria Muccillo.

Lançado em 2018, na plataforma de projetos da Fundacentro, Roberto do Valle Giuliano, um dos coordenadores, justifica a realização do curso como uma ação que ofereça aos profissionais do setor de máquinas e equipamentos, conhecimento técnico e aprofundamento em segurança de máquinas, uma vez que as empresas têm mostrado dificuldades em levantar e implantar as necessárias adequações que as máquinas necessitam.

O material didático a ser utilizado no curso será composto de vídeos a serem gravados pelo setor de áudio e vídeo, contendo orientações sobre as medidas de proteção de máquinas estabelecido pela NR12.

Fazem pare do conteúdo programático, temas como: Fundamentos de eletricidade; de mecânica, de hidráulica, de pneumática, de componentes eletroeletrônicos, dispositivos de segurança (básico), tópicos do corpo da NR12 e anexos.

O curso EAD tem como público-alvo, empregadores, trabalhadores (técnicos e engenheiros de segurança), estudantes interessados, servidores públicos relacionados a área.

Relação de equipamentos doados

1 Computador Apple Mac Pro

2 Filmadoras Sony

2 Tripés Manfrotto com cabeça hidráulica

4 Refletores/Iluminadores Digilux Technology Corp de 1000 leds

1 Teleprompter Linepro LCD

1 Steady Cam Maxi Grua

8 Cartões SD de 64GB, leitura 300 MB/s, gravação 260 MB/s, SDXC, classe 10, U3.

2 Cartões CFlast 2.0 de 64 GB, leitura 525 MB/s, gravação 450 MB/s.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.