Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Periódico científico da Fundacentro contabiliza quase 3 milhões de acessos

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

RBSO se destaca como veículo de difusão de informação científica voltada para a segurança e saúde no trabalho

Por Fundacentro-ACS/ Alexandra Rinaldi/Contribuições de Eduardo Garcia Garcia em 25/11/2019

A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), periódico científico da Fundacentro, contabilizou, de 2012 até outubro de 2019, quase 3 milhões de acessos aos artigos publicados.

A principal explicação para esse expressivo número deve-se ao fato de que a RBSO foi indexada à base SciELO em maio de 2012, ganhando mais visibilidade e abrangência. Com aumento progressivo, registrou um recorde de acessos mensais em setembro último, com quase 60 mil acessos.

Os artigos publicados e acessados ao longo do tempo trazem temas diversificados e ganham destaque nos dossiês temáticos, que têm como característica a divulgação de assuntos que estimulam a discussão sobre politicas públicas em Saúde e Segurança no Trabalho.

Ações que se destacaram em 2019

Neste ano, a revista intensificou a divulgação dos artigos publicados utilizando Twitter, blogs de divulgação e os principais veículos de comunicação da Fundacentro, alcançando diferentes públicos. Comentaremos alguns desses momentos.

Em maio, a RBSO divulgou entrevista publicada no Dossiê Temático Intervenção em Saúde do Trabalhador abordando a trajetória profissional do pesquisador e cineasta José Roberto Novaes (Beto Novaes).

Em agosto é divulgado artigo e texto sobre a Subnotificação de registros de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais e como essa questão pode afetar políticas públicas preventivas.

Em setembro, foi publicado o artigo Acompanhamento e vigilância das condições de saúde de trabalhadores e da população exposta em município da Bahia com histórico de contaminação ambiental, abordando os avanços e os obstáculos encontrados na implantação de protocolo de vigilância.

No mês de outubro, 3 artigos da RBSO analisaram o impacto de ferimentos por arma de fogo em policiais, a inclusão de trabalhadores com esquizofrenia e a reintegração de trabalhadores que foram acometidos por doenças cardio-vasculares.

Em novembro, a RBSO publicou artigos que discutem: Técnicas de mineração de dados (data mining), que tem como autor principal o analista da Fundacentro Fernando Timóteo Fernandes; Sobrecarga térmica em áreas rurais, que tem entre os autores os pesquisadores da Fundacentro Rodrigo Cauduro Roscani e Paulo Alves Maia.

RBSO em números

Desde 1973 foram cerca de 1.200 artigos publicados. A partir de 2006, 12 Dossiês temáticos foram publicados. O primeiro foi sobre o Trabalho em teleatendimento e problemas de saúde (2006); em seguida, os temas foram Acidentes do trabalho e sua prevenção; Exposição a agentes químicos e saúde do trabalhador (2007); Saúde dos trabalhadores da saúde (2008); Incapacidade, Reabilitação e Saúde do Trabalhador (2010); o Mundo Contemporâneo do Trabalho e a Saúde Mental do Trabalhador – I e II – (2010/2011); Trabalho, Saúde e Meio Ambiente na Agricultura (2012); Assédio Moral no Trabalho – (2012); Atenção Integral em Saúde do Trabalhador: Desafios e Perspectivas de uma Política Pública I e II (2013); Contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho nos desenvolvimentos da Ergonomia no Brasil (2015); Exposição ocupacional ao benzeno na cadeia de distribuição e revenda de combustíveis no Brasil (2017) e Intervenção em saúde do trabalhador I e II (2018/2019).

A estratégia de publicar dossiês e a indexação em bases bibliográficas importantes, como o SciELO, fizeram o número de acessos saltar de 110.185, em 2008, com uma média mensal de 9.182 acessos, para 465.256, em 2018, com uma média mensal de 38.771 acessos. O periódico também passou a registrar acessos de países da América do Sul, Central e do Norte, além da Europa, África e Ásia.

A revista cientifica da Fundacentro se consagra como veículo de informação de grande importância para o campo da SST, não apenas para pesquisadores, como também para profissionais liberais e trabalhadores.

Para garantir a qualidade e a continuidade de publicação dos artigos, a RBSO conta com 43 editores, pesquisadores de 15 universidades do Brasil, Canadá, Itália, Estados Unidos e Argentina, além de cerca de 500 pesquisadores que atuam como avaliadores dos artigos submetidos à revista.

Leia os artigos mais acessados de 2012 até hoje.

Para os mais acessados em 2019.

Acesse todos os artigos publicados na RBSO, de 2003 a 2019, acompanhando a página da revista no SciELO.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.