Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Coordenação dos seminários em nanotecnologia divulga programação preliminar

Imagem oficial do evento em nanotecnologia

Tema vem sendo incorporado no campo do Direito, e para 2020, Fundacentro pretende abordar a nanotecnologia entre os jovens

Por Fundacentro/ACS-Alexandra Rinaldi em 24/10/2019

A coordenação da XVI edição do Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio ambiente (Seminanosoma) e do I Seminário Internacional de Nanotecnologia, Desenvolvimento e Trabalho 4.0 (I Senano), divulga a programação preliminar dos eventos que acontecem de 26 a 29 de novembro de 2019, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em São Paulo-SP.

Neste ano, além das temáticas já discutidas em nanotecnologia e sua relação com a saúde dos trabalhadores, o evento debaterá a interface do Direito com a tecnologia e o meio ambiente, ampliando dessa forma o entendimento sobre a nanotecnologia em seus amplos campos de atuação.

Os novos temas incorporados à programação dos seminários, discutirão, por exemplo, a relação do Direito do Trabalho e as novas tecnologias, os impactos da nanotecnologia no Direito Fundamental à Saúde do Trabalho, o Direito e seus reflexos no cenário regulatório, o Direito do Trabalho Líquido, apresentados por magistrados da área do Trabalho.

Juntam-se aos magistrados, demais profissionais com expertise na área da ciência, do trabalho e da nanotecnologia do Brasil, da América do Sul e da Europa que irão presencialmente e por video, com informações relevantes para a troca de experiências, onde serão relatadas as pesquisas e regulações mais recentes no campo da nanotecnologia e das novas tecnologias.

Conheça a programação preliminar.

Confira os integrantes das Comissões Organizadora e Cientifica.

Pôsteres

Com inscrições para submissão de trabalhos técnicos finalizadas em 1 de outubro de 2019, a Comissão Organizadora recebeu 4 pôsteres que ficarão expostos durante o período de realização do evento.

Os temas dos pôsteres serão: “Novas abordagens sobre análise de riscos devido às nanotecnologias”; “Aplicação da matriz de exposição ocupacional para a agricultura”; “A revolução nanotecnológica e o princípio do não retrocesso: a importância da hermenêutica ambiental na sociedade de risco em busca da sustentabilidade” e “Avaliação do ciclo de vida aplicada à nanotecnologia: estudo do cimento nanoestruturado com nanotubos de carbono”.

Informações gerais

Sob coordenação da Fundacentro, Ministério Público do Trabalho e Renanosoma, os eventos serão destinados a trabalhadores, empregadores e profissionais envolvidos com as novas tecnologias, além dos operadores do Direito, alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados.

Os seminários contam com a participação na organização do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos; Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e da Escola Nacional da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho.

Haverá transmissão online do evento via internet.

O horário será das 9h às 17h30, com entrada gratuita.

A sede da Procuradoria Regional do Trabalho – PRT 2ª. Região está situada na Rua Cubatão, 322, Paraíso-São Paulo-SP.

Inscrições.

Novas pautas

No dia 10 de outubro de 2019, os integrantes do projeto Nanotecnologia reuniram-se na sede da Fundacentro em São Paulo, momento em que discutiram diversas pautas que incluem a finalização de ações em 2019 e novas atividades para 2020.

A edição 6 da história em quadrinhos (HQ), Nanotecnologia no setor metalúrgico: fabricação de autopeças, lançada em agosto de 2019, surgiu de ações em conjunto realizadas pela Fundacentro e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e a necessidade de criar um material didático que falasse sobre o tema.

Com 24 páginas no idioma português, nessa edição, 3 trabalhadores conversam sobre o uso da nanoprata no setor metalúrgico, falam dos riscos das nanopartículas e o conceito da indústria 4.0 e como irá mudar as atividades exercidas pelos trabalhadores. Acesse a cartilha.

Dando continuidade ao plano de trabalho sobre as condições de plantação do morango, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, membros do projeto Nanotecnologia irão à cidade de Monte Alegre do Sul (SP), para uma reunião com o prefeito da cidade, Edson Rodrigo. Uma das pautas a ser colocada será a apresentação de um aplicativo para coleta de dados em campo, apropriado para dados epidemiológicos e já testado por pesquisadores. O diferencial será a garantia de sigilo, que pode ser operado por coletores treinados por pesquisadores ou mesmo ser respondido diretamente pelo pesquisado.

Para 2020, a Fundacentro, o Ministério Público do Trabalho e a Renanosoma planejam realizar seminário para jovens. O objetivo é levar o tema nanotecnologia a um número maior de atores sociais.

Também para 2020, a Fundacentro pretende lançar a história em quadrinhos, edição 7 (HQ7) que será sobre material nanoencapsulado no setor agrotóxico.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.