Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Guia técnico fornece orientações para estratégia de amostragem para o ambiente de trabalho

Guia técnico / foto: Alexandra Rinaldi

Procedimento técnico orienta a análise estatística dos dados obtidos e a comparação destes dados com os valores de referência estabelecidos pela legislação brasileira

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 11/01/2019

Foi lançado pela Fundacentro, o “Guia Técnico sobre estratégia de amostragem e interpretação de resultados de avaliações quantitativas de agentes químicos em ambientes de trabalho”.

Destinado a profissionais, especialmente da área da Higiene Ocupacional, o guia oferece informações acerca das avaliações ambientais dos agentes químicos inseridas nos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e nos laudos técnicos periciais.

A elaboração do procedimento técnico surgiu a partir de dúvidas existentes sobre a real quantidade de medições de concentração necessária para se chegar a um diagnóstico confiável, tanto pela exposição de trabalhadores, quanto pela contaminação do local de trabalho.

São 107 páginas que se propõem a apresentar ao leitor, definições e conceitos, diferenças existentes entre jornada e turno de trabalho, medição, monitoramento, etapas da avaliação quantitativa, interpretação de resultados e outros.

A publicação se baseia na legislação vigente no Brasil para a determinação das concentrações de agentes químicos em ambientes de trabalho e ainda sugere como consulta adicional, recomendações de instituições internacionais e referências normativas.

O guia é de autoria do engenheiro agrônomo da Fundacentro da Bahia, Albertinho Barreto de Carvalho e teve a colaboração dos servidores, Marco Antonio Bussacos, Marcos Paiva Matos, Robson Rodrigues da Silva, André Luis Santiago Maia e Arline Sydneia Abel Arcuri.

Aos interessados em fazer o download da obra, acesse.

O guia técnico também está disponível na biblioteca da Fundacentro em São Paulo e na Fundacentro na Bahia.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.