Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro do Pará distribui livro para pescadores

Wilson Gaby, gerente executivo do INSS-Pará, Ana Maria Santa Brigida, Laura Nogueira e Doracy Moraes

A publicação aborda a segurança e saúde dos trabalhadores na produção pesqueira de forma artesanal em sete municípios paraenses

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 10/01/2019

O livro Segurança e Saúde dos Pescadores Artesanais no Estado do Pará foi distribuído para mais de 100 pescadores em reunião realizada pela Gerência Executiva do Instituto do Seguro Social (INSS) em Belém. O encontro reuniu representantes de sindicatos, colônias, associações de pescadores do estado e contou com a presença das autoras - Ana Maria Santa Brígida, Doracy Moraes e Laura Nogueira.

Além de apresentarem a obra, a tecnologista da Fundacentro/PA, Laura Nogueira, e a técnica do INSS, Ana Santa Brígida, falaram sobre o projeto de pesquisa Ação Interinstitucional junto aos Trabalhadores das Atividades da Pesca Artesanal no Estado do Pará.

“As ações articuladas possibilitaram termos acesso aos representantes de pescadores de diversos municípios, inclusive dando visibilidade aos trabalhadores sobre a existência e importância da Fundacentro e realizando novos contatos para ações futuras. Foi possível observar o interesse de diversas pessoas pelas questões relacionadas ao tema central do livro”, avalia Laura Nogueira.

O projeto buscou produzir conhecimentos para a melhoria das condições de vida, saúde, segurança e meio ambiente dos trabalhadores da pesca artesanal na região. Buscou-se atuar para a inclusão social e subsidiar a formulação de políticas públicas para o setor. O livro foi um dos resultados desse trabalho.

Na publicação, a técnica do INSS apresentou informações sobre o pescador como segurado especial no regime de previdência. Já as autoras da Fundacentro, que produziu a edição impressa e digital, mostraram as condições de trabalho e de vida dos pescadores e os resultados encontrados pela pesquisa desenvolvida pela instituição em sete municípios paraenses.

Na avaliação das autoras, o livro pode atuar como um guia para discussões da categoria sobre sua segurança e saúde no trabalho. A atividade foi realizada na Sala de Reuniões da Gerência Executiva do INSS em Belém, em 11 de dezembro de 2018.

Saiba mais

Baixe gratuitamente o livro “Segurança e Saúde dos Pescadores Artesanais no Estado do Pará”.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.