Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Presidente da CNEN e Diretor do IPEN visitam a Fundacentro

Presidente da CNEN e Diretor do IPEN visitam a Fundacentro

Parceria entre as instituições deve acontecer até o final do ano

Por ACS/ Alexandra Rinaldi - Fotos: Alex Pires em 13/09/2018

O Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi e o Diretor Superintendente do IPEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo visitaram, pela primeira vez, o Centro Técnico Nacional da Fundacentro, em São Paulo, na manhã de quinta (13).

Recepcionados pelo Presidente Substituto e Diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, pelo Diretor de Administração e Finanças, Ricardo Felix; Allan David Soares, Diretor Executivo Substituto; Benedito Silva Guimarães, Chefe da Auditoria Interna e Ricardo Cardoso da Silva, Procurador-Chefe, os dirigentes de ambas as instituições assistiram ao filme institucional na Presidência, seguindo posteriormente, por visita técnica nas coordenações técnicas da entidade.

O primeiro setor a ser visitado foi a biblioteca Eduardo Gabriel Saad, onde a coordenadora, Erika Alves dos Santos explanou sobre o download de publicações, atendimento a demandas nacionais e internacionais, bem como sobre os mais de 100 mil títulos disponíveis para consulta do público.

Posteriormente, os dirigentes do CNEN e IPEN visitaram a Galeria dos Presidentes, na entrada do auditório, momento em que Spinelli destacou os diferentes momentos da história da instituição.

A primeira coordenação técnica a receber os dirigentes foi a Coordenação de Higiene do Trabalho. Walter Pedreira, chefe, apresentou os laboratórios de Química Orgânica, Química Inorgânica, Laboratório de Difratometria de Raios X, Serviço de Instrumentação, Laboratório de Microscopia e Laboratório de Gravimetria, responsáveis por diferentes análises de particulados no ambiente de trabalho, como também pelo monitoramento de trabalhadores à exposição ocupacional aos agentes de riscos físicos e químicos presentes nos ambientes laborais.

Durante a visita no Serviço de Instrumentação foi apresentado o Geiger Muller, primeiro equipamento adquirido pela Fundacentro para medir níveis de radiação ionizante e fabricado no IPEN. Para Paulo Pertusi, ao conhecer a estrutura da Fundacentro, bem como os equipamentos disponíveis, observou que de maneira geral, os órgãos públicos são muito bem equipados, mas que precisam ser melhor aproveitados em seu pleno potencial.

Seguindo a visita, os dirigentes passaram pelo Serviço de Informática, subordinado à Diretoria de Administração e Finanças. Recepcionados por Diego Ricardi dos Anjos e Norisvaldo Ferraz Junior, os visitantes receberam informações sobre o monitoramento de acessos de usuários em São Paulo e nos demais estados onde a Fundacentro está presente, o monitoramento remoto por gráficos dos laboratórios da instituição, utilização do aplicativo SST Fácil, como também do software IBUTG.

Na Coordenação de Segurança nos Processos de Trabalho, o chefe, José Damásio de Aquino, explanou sobre como são feitos os ensaios de respiradores e técnicas de ensaio de equipamentos de proteção individual de forma geral.

Unidas pela parceria

Spinelli lembra da cooperação técnica da Fundacentro durante a década de 90 com liberação de recursos para aquisição de instrumentação e equipamentos naquela época para o Centro Regional de Ciências Nuclerares CRCN/CNEN.

A Fundacentro e o IPEN não estão ligadas somente pela carreira de ciência e tecnologia e pela cultura de pesquisa, mas pelo longo histórico de parceria. Entram para a história, ações de formação de profissionais da Fundacentro formados pelo IPEN, pela atuação em conjunto em bancas de mestrado e doutorado de ambas instituições.

Agora a intenção de Spinelli, Presidente em Exercício, é ampliar esta parceria também com o a CNEN, promovendo melhor interação entre as três entidades de pesquisa para que juntas possam desenvolver ações de intercâmbio técnico-científico com vistas a estabelecer ações de prevenção de adoecimentos e acidentes ocupacionais. Para isso, será firmado um Protocolo de Intenções entre as instituições.

Para Pertusi que recebeu o convite de forma positiva, a CNEN já vem realizando reuniões mensais com as demais unidades de pesquisa para integrar o universo de instituições da área nuclear. “É importante para a CNEN se abrir para outras instituições no sentido de ampliar as ações técnicas em áreas de conhecimento correlatas”, até porque a CNEN sempre foi muito fechada em razão de sua atuação na área nuclear. Vejo um campo muito grande de interação entre a Fundacentro e a CNEN”, destacou.

Os visitantes receberam no final da visita, o livro “As doenças dos trabalhadores” de Bernardino Ramazzini, “Fundacentro – Meio século de Segurança e Saúde no Trabalho” e outras publicações técnicas.

Acesse as fotos da visita no Flickr da Fundacentro.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.