Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Ações da Fundacentro no Pará abrangem palestras, produção de materiais e visitas técnicas

Palestra de Laura Nogueira em 5 de setembro (Fotos: Fundacentro/PA)

São abordados temas como segurança em instalações elétricas, gestão e eSocial, saúde mental e trabalho na cadeia do alumínio

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 11/09/2018

A Fundacentro do Pará realiza nesta e na próxima semana mais duas palestras, que fazem parte da ação de Atualização em Segurança e Saúde do Trabalhador. Na semana passada, além da palestra realizada, a instituição recebeu a visita de estudantes da Universidade Estadual do Pará – UEPA e realizou reunião sobre projeto com a Universidade Federal do Pará – UFPA.

Nesta quarta, 12 de setembro, o engenheiro de segurança do trabalho, Edivaldo Padilha, aborda o tema: “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: prontuário de instalações elétricas”. Já no dia 19 de setembro, a médica do trabalho e perita judicial, Wanda Burlamaqui apresenta a palestra “Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Segurança no Contexto do eSocial”.

Ambas as palestras serão realizadas, em suas respectivas datas, às 14h no auditório da Fundacentro/PA, localizada na Rua Bernal do Couto, 781, no bairro Umarizal, em Belém/PA. Para se inscrever, basta enviar os seguintes dados - nome completo, profissão e contatos – por e-mail (eventos.cepa@fundacentro.gov.br).

Solicita-se a doação de um pacote de biscoito doce ou salgado a ser entregue no dia da palestra. Também é possível fazer a inscrição antes do início do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91)3222-1973. A coordenação pedagógica é da pedagoga da Fundacentro/PA, Doracy Moraes.

Atividades realizadas

A última palestra, em 5 de setembro, reuniu 54 participantes, entre profissionais e estudantes da área de SST. A psicóloga da Fundacentro/PA, Laura Nogueira, falou sobre a saúde mental do trabalhador no contexto da Reforma Trabalhista. Ela é doutora em Desenvolvimento Socioambiental pela UFPA e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

Em seu doutorado, Laura Nogueira realizou a pesquisa “O Sofrimento Negado - Trabalho, Saúde/Doença, Prazer e Sofrimento dos Trabalhadores do Alumínio do Pará-Brasil”. Tema que tem rendido algumas ações. No dia 4 de setembro, por exemplo, Laura Nogueira e Doracy Moraes realizaram reunião na Fundacentro para dar continuidade na elaboração de um livreto, a ser publicado pela UFPA, sobre direitos dos trabalhadores da cadeia produtiva do alumínio.

A atividade faz parte do Projeto de Extensão "Saúde do Trabalhador e Direito dos Vitimados por Acidente de Trabalho no Complexo de Alumínio de Barcarena - Pará".

Já no dia 6 de setembro, estudantes da disciplina Enfermagem do Trabalho do curso de graduação em Enfermagem da UEPA visitaram a unidade da Fundacentro no Pará. Os alunos foram recebidos por Doracy Moraes e Laura Nogueira e puderam saber mais sobre as ações realizadas pela instituição, além de aprofundarem seus conhecimentos na área de SST.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.