Nos dias 5 e 6 de setembro de 2018, a Fundacentro e a ABPEx realizam o Seminário sobre prevenção de explosões e áreas classificadas.
O evento que acontece das 9h às 16h no dia 5, e das 9h às 12h no dia 6, terá como temas principais, a “Introdução e histórico das áreas classificadas e certificação”; Gerenciamento dos riscos de explosões; Tipos de explosões, características e consequências; Explosões de poeiras e silos; Conscientização sobre SST com nitrato de amônio e outros.
Fernando Sobrinho, engenheiro e especialista na área da Segurança Química, reforça a importância do tema destacando a classificação de áreas como uma medida intrínseca de engenharia usada na fase de projeto para a prevenção de incêndios e explosões e que requer investimentos, capacitação e certificação de profissionais e equipamentos.
O palestrante observa que a prevenção de explosões no Brasil requer investimento em capacitação, aprimoramento e aplicação da legislação. Atualmente, os modelos de prevenção são regidos pelas normas especificas da ABNT e a NR 20 do Ministério do Trabalho, mas Sobrinho lembra que substâncias, como o nitrato de amônio, não estão devidamente contempladas pelas normas regulamentadoras.
Além da participação de Sobrinho, da Fundacentro, estarão presentes os palestrantes da Academia Brasileira para Prevenção de Explosões (ABPEx), Nelson Lopez; da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDI), Helio Rodrigues; da Project-Explo, Rodrigo Bertevelli; e da Fike Corporation, Luis Barbim.
No dia 6, haverá um Painel sobre Nitrato de Amônio, com a presença dos consultores José Possebon, da Fundacentro, e Haroldo Martins Junior, da ABPEx.
Inscrições e informações poderão ser obtidas pelos telefones (11): 3066.6323 e 3066.6368, ou e- mail: sev@fundacentro.gov.br
FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA
POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão
da Instituição.