Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Congresso internacional sobre trabalho e saúde divulga programação

Congresso internacional sobre trabalho e saúde divulga programação

Evento ocorre na cidade de São Paulo em agosto e está com as inscrições abertas

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 10/08/2018

A reflexão pode levar à mobilização social e transformar o mundo do trabalho? Os palestrantes e organizadores do V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde pretendem dar essa contribuição à sociedade, discutindo os impactos do trabalho sobre a saúde e meio ambiente. A programação finalizada já está disponível e é possível se inscrever para participar no portal da Fundacentro. O evento será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP entre os dias 27 e 31 de agosto.

Os debates possibilitarão a integração dos diversos movimentos em defesa dos direitos humanos e sociais com atuação em diferentes frentes e áreas. Para tanto, foram convidados palestrantes de diversas áreas do conhecimento como os sociólogos Ricardo Antunes, Ruy Braga, Adriana Marcolino e Sérgio Amadeu, a psiquiatra Edith Selligmann Silva, a psicóloga Rachel Moreno, os desembargadores Jorge Luiz Souto Maior e Magda Biavaschi, os economistas Ladislau Dowbor, Eduardo Fagnani, Ione Amorim e José Dari Krein, os jornalistas Leonardo Sakamoto, Sérgio Gomes, Marilu Cabañas, Oswaldo Colibri, Renato Rovai, Lúcio Flavio Pinto e Bruno Torturra, o cineasta Silvio Tendler e o diretor da Mostra Ecofalante Chico Guariba. Também há procuradores, juízes, advogados, professores e representantes de movimento social e sindical entre os palestrantes.

No primeiro dia, será realizada a abertura “A arte de viver, resistir e lutar agora”, que homenagerá o advogado Luiz Salvador, o médico falecido David Capistrano e a vereadora assassinada Marielle Franco, e o debate “O mundo atual, as acelerações na vida e no trabalho, as contradições, a saúde, os direitos e as lutas sociais”. No segundo, as discussões abordarão os temas “América Latina resiste: o mundo do trabalho no contexto da crise do capital” e “A situação do emprego, o mundo do trabalho, o empobrecimento e endividamento dos trabalhadores e suas famílias no Brasil”.

As mesas de 29 de agosto discutirão “A Reforma Trabalhista Brasileira e as repercussões sobre a vida e a saúde dos trabalhadores” e “Resistência, arte e o poder dos meios de comunicação”. Nessa data, também será exibido o filme “Dedo na Ferida”, com a presença do diretor Silvio Tendler. No dia seguinte, serão retratadas as temáticas “A Previdência Social que queremos” e “O pulso ainda pulsa: a luta das Américas na resistência contra a precarização”. Por fim, o último dia do evento trará o debate “Estratégias de enfrentamento e de resgate dos direitos sociais”. A palestra de encerramento será dada pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes.

São esperados profissionais, militantes, ativistas e estudantes das áreas do Direito, da Saúde, do Trabalho, da Sociologia, da Economia, do Meio Ambiente e das Comunicações. Na visão da Comissão Organizadora, “a articulação e formação de redes de profissionais, estudantes e ativistas com diferentes inserções sociais são essenciais para que os saberes e ações se somem e se entrelacem em prol da saúde e da vida dos trabalhadores e suas famílias”. A última edição do Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde ocorreu em 2016 e pode ser conferida no YouTube da Fundacentro.

O Congresso é organizado pela Associação Brasileira de Advogadas e Advogados Sindicais – Abras, pelo Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e pela Fundacentro/MT. Entre os apoiadores, estão Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – Abrat, Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas – Alal, Le Monde Diplomatique, Ministério Público do Trabalho – MPT, Allvio – Ambiente Laboral Libre de Violência, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços –Contracs, Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – Fisenge, Instituto Macuco, Rádio Brasil Atual, TVT, Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Le Monde Diplomatique, Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – Sintrajud, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo.

Saiba mais

V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho.

Data: 27 a 31 de agosto de 2018.

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 95 – Centro – São Paulo/SP – Brasil. São Paulo/SP.

Inscrições gratuitas.

Consulte a programação finalizada.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.