Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Comissão Executiva do congresso Portuário e Aquaviário é composta

Comissão Executiva do congresso Portuário e Aquaviário é composta

Composição da Comissão Técnica será realizada até o final do mês

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 22/08/2018

Durante reunião na sede da Fundacentro em São Paulo, na segunda, 20, foi constituída e instaurada a Comissão Executiva do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, evento que será realizado de 11 a 13 de junho de 2019, em Recife, PE.

A Comissão Executiva, coordenada pelo Diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, tem como atribuição o planejamento geral do evento e é composta por 6 representantes da bancada de governo, 6 representantes da bancada dos empregadores e 6 da bancada dos trabalhadores.

As pautas tratadas durante a reunião envolveram a leitura do Regimento Interno, composição das bancadas, informes gerais sobre pré-divulgação e a composição da Comissão Técnica que será feita até o dia 27 de agosto. A Comissão Técnica é composta por 4 representantes do governo, 4 representantes dos empregadores e 4 representantes dos trabalhadores, indicados pela Comissão Executiva, sendo, em cada bancada, dois do segmento portuário e dois do segmento aquaviário.

Participaram da reunião por videoconferência, servidores da Fundacentro de Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espirito Santo e Distrito Federal, além de representantes da ABNT, SIT/Ministério do Trabalho, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttimaf); Contimar; Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma) e Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindimar). De São Paulo, a reunião contou com a participação de representante da Fundacentro da Baixada Santista; Robson Spinelli Gomes e Tereza Ferreira (Diretoria Técnica), como também, a presença do Serviço de Eventos e Assessoria de Comunicação Social.

Congresso recebe ISSN

O V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário obteve registro junto ao Centro Brasileiro do ISSN e ao IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), passando a integrar o banco de dados em C&T. Os registros foram atribuídos à publicação impressa intitulada “Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário” e para a publicação em CD-Rom intitulada “Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário”.

A Rede ISSN é uma organização intergovernamental representada por 89 centros em todo o mundo. Foi criada em 1971 com o apoio da Unesco e implantada para dar suporte ao controle bibliográfico mundial de publicações seriadas, por meio de um código único, o ISSN (International Standard Serial Number). A Rede é coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, com sede em Paris, e possui mais de 1 milhão de títulos de publicações identificadas com esse código. Constitui a mais completa fonte de informação sobre publicações seriadas.

Disseminação de informações

Desde abril de 2018, os membros da Comissão Técnica da Fundacentro de Pernambuco vêm divulgando o V Congresso em diferentes regiões do país, por meio de palestras e eventos em parceria com entidades da área da SST. Integram a Comissão, os servidores, Mauricio Jose Viana, Marcelo Alexandre de Vasconcelos, Luiz Antonio de Melo, José Helio Lopes e Roberto Cunha Dantas.

O objetivo é levar aos diferentes atores sociais, a importância da realização do evento, levando-se em conta as grandes transformações na organização do trabalho, nas novas técnicas de logística portuária e na prevenção dos acidentes de trabalho nos setores portuário e aquaviário.

Confira o calendário das atividades realizadas, acessando o link.

Sobre o Congresso

Coordenado pela Fundacentro, o V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário será realizado de 11 a 13 de junho de 2019 na capital pernambucana.

O tema central será “O trabalho seguro e saudável num cenário de profundas transformações sociais e econômicas”, estimando-se a presença de mais de mil participantes.

O congresso tem como objetivos a promoção do intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário e suas interfaces com as inovações tecnológicas; a socialização de experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nesses setores econômicos e a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29) e no Trabalho Aquaviário (NR-30).

Local

O Mar Hotel Conventions, situado no bairro de Boa Viagem (zona sul do Recife), foi escolhido como local de realização do congresso, por oferecer facilidade de locomoção e infraestrutura adequada.

Haverá também espaço para montagem de 10 estandes para que as empresas públicas, privadas e entidades sindicais exponham seus produtos e serviços. A Fundacentro terá um estande exclusivo com suas publicações e vídeos.

Entidades participantes

Participam como entidades parceiras da Fundacentro na realização do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, os representantes do governo: (SIT/MT); Secretaria de Portos (SEP); Diretoria de Portos e Costas (DPC-MB); Ministério dos Transportes e Ministério da Saúde (MS). Os representantes dos empregadores estão compostos pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público – ABRATEC; Federação Nacional dos Operadores Portuários – FENOP; Petrobrás Transporte - TRANSPETRO; Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima – SYNDARMA; Federação Nacional de Navegação das Empresas de Navegação Aquaviaria - FENAVEGA.

Os trabalhadores estão representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos CONTTMAF; Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR; Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA; Federação Nacional de Estivadores – FNE; Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias e Amarradores – FENCCOVIB; Federação Nacional dos Portuários – FNP.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.