Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Segurança Química e Proteção Respiratória serão temas de cursos em São Paulo

Arte: ACS/Evilyn Silva - Segurança Química e Proteção Respiratória serão temas de cursos em São Paul

Cursos serão realizados no Centro Técnico Nacional (CTN)

Por ACS/ Débora Maria Santos em 05/07/2018

De 01 a 08 de agosto, das 8h30 às 17h30, será realizado o curso sobre “Segurança Química para Agentes Estratégicos”. As inscrições serão disponibilizadas a partir do dia 10 de julho às 10h e vai até 13 de julho às 16h.

O curso é oferecido aos profissionais estratégicos de governo, indústrias, sindicatos, conselhos de classe, áreas de educação/ensino, sociedade civil e estudantes.

O objetivo é capacitar e informar agentes estratégicos, multiplicadores e tomadores de decisões sobre o panorama e compromissos do governo brasileiro no campo da Segurança Química. Além disso, serão abordados os impactos passados, atuais e futuros da agenda internacional de químicos na legislação e nos programas nacionais relativos à segurança química. Sobretudo, incrementar as ações sobre o tema no Brasil e facilitar a implementação dos compromissos atuais e de 2020, por meio de agentes multiplicadores.

Durante o curso serão apresentadas palestras, vídeos e debates. Os tópicos que serão discorridos são:

  1. Panorama Nacional e Internacional da Segurança Química (SAICM) - Metodologia Estratégica para o Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas;
  2. Convenção OIT 170 - Segurança na utilização de produtos químicos no trabalho;
  3. Segurança Química, meio ambiente, comunidade e atendimento a emergências;
  4. P2R2 - Programa Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Químicas;
  5. Convenção OIT 174 - Prevenção de acidentes químicos;
  6. NR nº 20 - Líquidos Inflamáveis e Combustíveis - revisada em 2012;
  7. Convenção de Minamata sobre o mercúrio:
  8. Química Verde / Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável ;
  9. Convenções de Estocolmo, Roterdam e Basiléia, sobre poluentes orgânicos persistentes, comércio exterior de químicos e movimento transfronteiriço de resíduos perigosos;
  10. Nanotecnologia;
  11. GHS - Sistema globalmente harmonizado para rotulagem de substâncias químicas.

Os candidatos devem preencher e encaminhar o formulário para o e-mail que será informado em breve na página de cursos. Os candidatos selecionados e confirmados precisam apresentar uma declaração da empresa, em papel timbrado, liberando-os a participar do curso no período estipulado.

Já os estudantes, autônomos e pessoas sem vínculo empregatício serão avaliados conforme critérios de aplicabilidade dos conhecimentos em suas atividades desenvolvidas atualmente e/ou futuras. Caso sejam selecionados, não serão obrigados a entregar a declaração por meio de empresa.

Sob coordenação técnica do Fernando Vieira Sobrinho, tecnologista da Fundacentro/SP, os critérios utilizados para seleção dos participantes serão objetivos e imparciais. Vale ressaltar que o número de vagas é limitado, nesse sentido a aprovação do público alvo e o atendimento aos pré-requisitos para a inscrição são eliminatórios, bem como o número de vagas.

O coordenador técnico usará critérios objetivos e imparciais para selecionar os participantes. A aderência ao público-alvo e o atendimento aos pré-requisitos para a inscrição são eliminatórios, bem como o número de vagas é limitado. Não serão aceitos currículos fora do período informado. Os candidatos selecionados receberão um e-mail solicitando confirmação da inscrição.

Como taxa simbólica de inscrição serão arrecadados 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis (sal, açúcar, arroz, feijão, macarrão), a serem entregues no primeiro dia do curso na própria Fundacentro. Os produtos serão doados para a Sociedade de Estudos Espíritas Irmã Catarina (SEEIC). Favor verificar a data de validade dos alimentos a serem doados.

O candidato selecionado para participar que não comparecer ao curso, sem aviso prévio de desistência, não participará dos próximos cursos previstos, mesmo que efetue a inscrição pelo site.

Para melhor compreensão do processo de inscrição, recomendamos que leia a nossa página de PERGUNTAS FREQUENTES CURSOS localizada na barra lateral esquerda.

Informações podem ser obtidas com o Setor de Cursos, pelos telefones: (11) 3066.6365 ou 3066.6055.

Básico de Proteção Respiratória

Nos dias 07 a 09 de agosto, ocorrerá o curso “Básico de Proteção Respiratória”, no Centro Técnico Nacional (CTN). Nos dias 07 e 08 de agosto, será das 09h às 17h e no dia 09, das 9h às 13h. O curso é oferecido aos profissionais de segurança e saúde no trabalho.

O intuito é divulgar informações sobre legislação brasileira sobre equipamentos de proteção individual, riscos respiratórios, características e limitações dos equipamentos de proteção respiratória. Bem como, critérios técnicos para seleção de um equipamento de proteção respiratória e conteúdo mínimo de um Programa de Proteção Respiratória.

Os tópicos que serão abordados englobam as noções básicas da legislação brasileira sobre equipamentos de proteção individual; riscos respiratórios;
classificação, características e limitações dos equipamentos de proteção respiratória; critérios técnicos para seleção de um equipamento de proteção respiratória; ensaio de vedação e verificação de vedação e conteúdo mínimo de um Programa de Proteção Respiratória.

A metodologia será por meio de aulas expositivas com o uso de data show, vídeos e demonstração de equipamentos de proteção respiratória.

O pré-cadastro para participar da seleção iniciará no dia 12 de julho, às 14h. A seleção será feita pela coordenadora técnica do curso Silvia Helena de Araújo Nicolai. Silvia é doutora em química analítica; chefe do Serviço de Equipamentos e Segurança (SEs) e tem experiência de 13 anos em ensaios de equipamentos de proteção respiratória.

Além disso, representa a Fundacentro na Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por elaborar normas de proteção respiratória; Uma das autoras da publicação “Programa de Proteção Respiratória” da Fundacentro.

A formação da turma se dará mediante aos seguintes critérios: área de formação do candidato e a aderência da profissão/formação com o tema do curso. Os alunos que não forem selecionados para a turma única serão alocados em lista de espera, conforme ordem estabelecida pela coordenadora.

Como taxa simbólica de inscrição serão arrecadados 02 (dois) pacotes de leite em pó, a serem entregues no primeiro dia do curso na própria Fundacentro. Os leites serão doados para a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil. Favor verificar a data de validade dos alimentos a serem doados.

O candidato selecionado para participar que não comparecer ao curso, sem aviso prévio de desistência, não participará dos próximos cursos previstos, mesmo que efetue a inscrição pelo site.

Ressaltamos que a página de inscrições não atualiza automaticamente, para isso é necessário clicar na tecla F5 do seu computador para atualizar a página do seu navegador.

O Centro Técnico Nacional (CTN) fica situado à rua Capote Valente, 710 - Jardim América - São Paulo - SP.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.