Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Saúde do trabalhador é reforçada em ações em Pernambuco e João Pessoa

Legenda das fotos: Reunião da colônia de pescadores Z4 e visita guiada em obra da construção civil

Reuniões, visita técnica e seminário destacam a importância da prevenção

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 20/07/2018

A segurança e a saúde do trabalhador é tema que vem sendo reforçado entre especialistas da área da saúde do trabalhador dos setores da pesca (pescadores artesanais e marisqueiras) e da construção civil nos estados de Pernambuco e Paraíba.

Em Olinda (PE), os técnicos da Fundacentro, Albertina de Paula e Luiz Antonio de Melo participaram de reunião na sede da prefeitura, com a presença de entidades parceiras, com o objetivo de implementar ações que promovam a saúde e segurança das trabalhadoras, com foco na redução do adoecimento.

Um estudo conduzido pela Fundacentro sobre as marisqueiras mostra a precariedade das condições de trabalho na pesca artesanal do marisco. No vídeo produzido, como um dos resultados do projeto, a coordenadora, Albertina Batista de Paula alerta para os desafios da coleta e ações que promovam melhorias para vida das marisqueiras. Assista ao vídeo.

De acordo com o chefe da Fundacentro de Pernambuco, Mauricio José Viana, a reunião que já havia sido realizada em junho, entre a Fundacentro, a colônia de pescadores Z4 e a Secretaria de Saúde do município de Olinda para a discussão de um projeto voltado para trabalhadores e trabalhadoras marisqueiras, poderá resultar na assinatura de um termo de cooperação entre as instituições. “Nossa intenção inicialmente é preparar questionários aos trabalhadores e convidarmos colegas da Fundacentro da Bahia para que possamos elaborar dados estatísticos e pesquisa sobre o tema”, comentou.

Em João Pessoa (PB) foi realizada reunião do Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba (CPR-PB), com visita guiada ao elevador de cremalheira de uma obra da construção civil.

O educador da Fundacentro e coordenador do CPR-PB, José Helio Lopes, representou a Fundacentro na visita, junto aos demais membros do comitê (foto). O CPR-PB é um fórum institucional cuja missão é melhorar as condições de trabalho na construção civil.

“Revisitando a NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos”, será tema de seminário que acontece em João Pessoa, no dia 29 de agosto. Em sua grade de programação serão apresentados tópicos voltados à aplicabilidade da NR-12, sinalização de segurança, Normas da ABNT e notas técnicas do Ministério do Trabalho, fundamentação jurídica e outros.

Coordenado pela Fundacentro de Pernambuco foram convidados os palestrantes José Ronilton Trajano (engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho) e Enildo Caetano dos Santos (engenheiro Elétrico-Eletrônico).

O seminário será realizado no auditório do Sinttel-Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Paraíba, localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290, centro, João Pessoa (PB), das 8h30 às 12h30 com credenciamento a partir das 8h. O participante deverá contribuir com 1 lata de leite em pó.

Informações e inscrições

Para obter mais informações, o telefone da Fundacentro é (81) 3427.4775, ou pelo e-mail: eventos.crpe@fundacentro.gov.br

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.