Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Nanotecnologia é tema de publicações e eventos realizados por pesquisadores da Fundacentro

Nanotecnologia é tema de publicações e eventos realizados por pesquisadores da Fundacentro

Seminário Internacional acontece em novembro de 2018

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 05/07/2018

A obra “Ensaios sobre poluição e doenças no Brasil”, da editora Outras Expressões, 2018, convida o leitor a uma reflexão sobre os problemas ambientais e suas repercussões sobre a saúde humana e ecossistemas.

A organizadora do livro, Sonia Corina Hess promove um debate sobre a priorização de politicas publicas referentes ao acesso à água e reúne ensaios sobre poluição e doenças no Brasil. Hess aborda também o uso dos agrotóxicos no Brasil e o glifosato, herbicida utilizado na agricultura.

Um dos capítulos do livro (15), recebe o titulo de “Nanotecnologia e seus impactos na saúde, meio ambiente e no mundo do trabalho”, escrito pelos pesquisadores da Fundacentro, Arline Arcuri e Jorge Pontes. Os autores fazem um histórico da nanotecnologia e os problemas encontrados para o uso dessa tecnologia.

O prefácio da obra é escrito pelo Procurador do Trabalho e Membro do Grupo de Trabalho GT Agrotóxicos do Ministério Público do Trabalho, Heiler Natali.

Acesse o livro na íntegra.

Em outra obra lançada em 2018 pela ECA/USP, o servidor da Fundacentro, Jorge Pontes, comenta no capítulo “Nanotecnologia, inovação, comunicação e mercado de trabalho”, as dimensões da comunicação da ciência relacionados à popularização da nanotecnologia.

O autor faz uma introdução sobre os aspectos da nanotecnologia, seu surgimento e importância, a relação da comunicação na divulgação científica e o risco das incertezas tecnológicas.

O livro “Marketing, Comunicação, Educação e Inovação – Novos Olhares” traz 22 capítulos realizados por autores do Brasil, Cuba, França e Itália, e foi organizado por Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás, ambos da ECA/USP.

Disponível para leitura somente na biblioteca da Fundacentro em São Paulo.

Nanotecnologia contada de forma lúdica

“Nanotecnologia no Setor Metalúrgico II”, é o titulo da sexta edição da história em quadrinhos produzida pela Fundacentro e parceiros.

Nesta edição, a preocupação dos autores tem como foco o uso de nanopartículas na indústria metalúrgica, especificamente na fabricação de autopeças e as implicações das novas tecnologias.

Nota Técnica em Espanhol

A Nota Técnica nº 01/2018, sobre “Os desafios da saúde e segurança no trabalho para uma produção segura com o uso de nanotecnologia”, divulgada em abril e publicada em português, ganha a versão em espanhol, traduzida por Mauricio Berger da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.

Para ler a versão em espanhol, acesse a Revista Administracion Publica e Sociedad.

Leia o documento em português

Seminário em novembro

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, acontece o XV Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente – SEMINANOSOMA, no auditório da Fundacentro em São Paulo.

Para os organizadores, o evento será um espaço de difusão de conhecimento sobre potencialidades, riscos e desafios da nanotecnologia, além de favorecer um ambiente para parcerias em pesquisas entre universidades, institutos de pesquisa, institutos de ciência, Tecnologia e Inovação e outros segmentos.

Neste ano, o Ministério Público do Trabalho foi convidado para falar sobre os programas em andamento, bem como sobre a parceria com a Fundacentro nos projetos conduzidos em nanotecnologia.

O evento será promovido pela Rede de Pesquisa Nanotecnologia Sociedade e Ambiente (RENANOSOMA), com a coordenação nacional da Fundacentro - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, fundação ligada ao Ministério do Trabalho e demais instituições parceiras.

Submissão de pôsteres

De 20 de agosto a 21 de setembro de 2018 estarão abertas as inscrições para submissão de pôsteres para apresentação no XV Seminário.

O tema principal será sobre “Nanotecnologia, novas tecnologias e interações entre ciência, tecnologia e sociedade: refletindo sobre desafios e incertezas”.

Informações e dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: seminanosoma2018@gmail.com

Leia todos os detalhes sobre metodologia, tamanho do pôster, comitê técnico, data de divulgação do resultado e outras informações referentes à submissão.

Acompanhe o site oficial da Fundacentro para mais informações sobre a programação.

Acesse o subsite Nanotecnologia e obtenha informações sobre eventos, publicações, projetos e outros.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.