Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Impactos da Nanotecnologia na Segurança e Saúde no Trabalho foram discutidos no MPT

Impactos da Nanotecnologia na Segurança e Saúde no Trabalho

Fundacentro, MPT, Renanossoma, Sindicatos, Federação dos Químicos e IIEP discutem os impactos da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores e do consumidor

Por ACS/ Débora Maria Santos em 25/07/2018

Fotos: ACS/Débora Maria Santos

Na semana passada, a Fundacentro esteve presente em mais uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir as próximas etapas dos trabalhos iniciados sobre os Impactos da Nanotecnologia na Segurança e Saúde no Trabalho e no Processo de Gestão do Trabalho.

Participaram da reunião a pesquisadora da Fundacentro Arline Abel Arcuri e o servidor Jorge Marques Pontes e do MPT, Patrick Maia Merísio. Também estiveram presentes o coordenador da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanossoma), Paulo Martins; do Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP), Sebastião Lopes de Oliveira Neto e Gabriel Khoury Dayoub.

Durante as discussões, Sebastião Neto do IIIEP ressaltou sobre a atuação do instituto e, principalmente, nos impactos da nanotecnologia nos processos produtivos e no trabalho. Além disso, o IIEP iniciará a elaboração e convênio com o PRT2 – MPT destinados às questões que envolvem os impactos tecnológicos.

Estão previstas mais duas reuniões que ocorrerão nos dias 27 de julho (sexta-feira) e no dia 22 de agosto (quarta-feira).

A Fundacentro, o MPT, a Renanossoma, o IIEP e os sindicatos vêm tratando o tema com a preocupação de informar os trabalhadores a respeito das nanotecnologias e suas implicações, bem como compreender os impactos que esta matéria em dimensões nanométricas possa causar à saúde dos trabalhadores e do consumidor.

A reunião agendada para o dia 27 de julho, às 10h30, no Ministério Público do Trabalho, além da presença da instituição e do próprio MPT, está previsto a participação do professor Wilson Engelman. Já no dia 22 de agosto, às 15h, foi convidado a participar da discussão o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, bem como os sindicatos dos Metalúrgicos de São Paulo, Jaguariúna e Osasco.

Encontro do mês passado no MPT – Projeto Piloto de Pesquisa da Fundacentro

Em junho, a Fundacentro, o MPT, o sindicato dos Metalúrgicos na Região do ABC; de Jaguariúna e a Federação dos Químicos estiveram reunidos para abordar o projeto piloto de pesquisa da Fundacentro sobre a percepção dos trabalhadores quanto aos impactos das novas tecnologias.

A pauta da reunião englobou a utilização de nanotecnologia e tecnologia disruptivas que geram danos à saúde e segurança do trabalhador: ergonomia e impactos sociais de perda sistemática e significativa de empregos.

Por fim, o MPT destacou a necessidade de investigar os efeitos das nanoportículas através da nanotoxicologia.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.