Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Em Plenária Nacional dos Trabalhadores Portuários, a Fundacento/PE divulga o V Congresso Portuário

Em Plenária Nacional dos Trabalhadores Portuários, a Fundacento/PE divulga o V Congresso Portuário

Congresso pretende reunir cerca de 700 participantes

Por ACS/ Fundacentro-PE em 10/07/2018

Atendendo ao convite do Sindicato dos Estivadores de Pernambuco, através do seu presidente Josias Santiago, a Fundacentro/PE apresentou durante a Plenária Nacional das Federações dos Trabalhadores Portuários (FNE, FENCOVIB e FNP), realizada recentemente em Natal (RN), o projeto alusivo ao V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, que irá ocorrer de 11 a 13 de junho de 2019 na capital pernambucana.

Compuseram a mesa de abertura da plenária, os presidentes Wilton Ferreira (Federação Nacional dos Estivadores), Eduardo Lírio (Federação Nacional dos Portuários) e Mário Teixeira (Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga/Descarga e Vigias Portuários). As três federações representam no país mais de 147 sindicatos da área portuária.

Representaram a Fundacentro - enquanto membros da Comissão Técnica do V Congresso - o chefe substituto Marcelo Alexandre de Vasconcelos e o engenheiro e coordenador técnico Luiz Antônio de Melo. Eles discorreram sobre a importância da participação ativa dos trabalhadores nesse evento em 2019. Apresentaram também o calendário das reuniões, articuladas pela Fundacentro/PE em vários estados do Nordeste e em grandes encontros na área, visando mobilizar diferentes atores sociais para o V Congresso, tais como: sindicatos de trabalhadores e operadores portuários, universidades, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, conselhos profissionais de classe, dentre outros.

Durante a plenária em Natal, destaque para duas falas entre os dirigentes sindicais presentes: Nazareno Silva (representante do Pará) falou sobre a necessidade de se incluir a cidade de Belém nas reuniões de articulação promovidas pela Fundacentro/PE, pois a Região Norte tem sido esquecida em ocasiões como estas. Por outro lado, José Adilson Pereira (da FNE e membro da Comissão Executiva do V Congresso) comentou sobre a importância para os trabalhadores portuários de se debater a prevenção de acidentes e doenças do trabalho no setor.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.