Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro realiza série de palestras em Minas Gerais no mês de junho

Evento anterior realizado no auditório da Fundacentro/MG sobre FAP

As atividades ocorrem nos dias 13, 14 e 26 desse mês

Por Wesley Fernandes sob supervisão de Cristiane Reimberg em 12/06/2018

A Fundacentro de Minas Gerais realiza eventos sobre “Relações de Trabalho no Brasil Contemporâneo e Impactos na Saúde do Trabalhador”, “Programa de Conservação Auditiva (PCA)” e “Aposentadoria Especial como Instrumento de Proteção à Segurança e Saúde do Trabalhador”. Todas as atividades serão realizadas no auditório da instituição, localizado na Rua Guajajaras, 41 – Centro – Belo Horizonte. Maria do Rosário Sampaio é a coordenadora técnica.

A abertura de todos os eventos será concedida pelo chefe regional, Érico da Gama Torres

O seminário “Relações de Trabalho no Brasil Contemporâneo e Impactos na Saúde do Trabalhador”, que ocorre nos dias 13 e 14 de Junho, das 8h30 às 17h30, tem por objetivo apresentar, debater e esclarecer dúvidas sobre as questões cruciais do atual disciplinamento das relações de trabalho no Brasil, seus impactos para a saúde e a segurança dos trabalhadores e nas atribuições dos órgãos de Estado afetos à matéria.

A programação do primeiro dia, 13 de Junho, consiste nas seguintes atividades: “Conferência: Relações de Trabalho no Brasil Contemporâneo e Impacto à SST”; “Aspectos constitucionais da legislação trabalhista em face da revolução 4.0”; “Setores produtivos e as novas relações de trabalho”; “O impacto produzido nas NRs” e “Impactos na Mineração”.

Os desembargadores Sebastião Geraldo de Oliveira e José Eduardo de Resende Junior, o advogado trabalhista Antônio Raimundo Queiroz Junior, o médico e auditor fiscal do trabalho Airton Marinho da Silva e o pesquisador da Fundacentro/MG Lênio Sérvio Amaral são os conferencistas do evento.

Sérgio Rossi, psicólogo e diretor da Coordenação de Saúde do Trabalhador da SES/MG, Carlos Aníbal Nogueira, especializado em Ciências Políticas, Elaine Nassif, procuradora do trabalho do MPT, são os coordenadores das mesas-redondas.

Já no dia 14 de Junho, serão debatidos os temas: “Relações de trabalho no Brasil contemporâneo e impactos nos organismos de Estado: Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho”; “Impactos no Ministério Público do Trabalho”; “Relações de trabalho no Brasil contemporâneo e impactos nos organismos de Estado: SRT-MG e CEREST”; “Impactos no Ministério do Trabalho- SRT”; “Impactos no SUS e Vigilância em Saúde do Trabalhador”; “Relações de trabalho no Brasil contemporâneo e suas controvérsias: novos conceitos, modalidades contratuais, aspectos da relação legislação x negociação” e “As relações de trabalho no Brasil contemporâneo e impactos na representação dos trabalhadores.

A coordenação das mesas-redondas desse dia é composta por Marcelo Campos, médico e especialista em Saúde do Trabalhador, Sábado Nicolau Girardi, médico e especialista em desenvolvimento de recursos humanos, Pedro Augusto Nicoli, professor adjunto da Faculdade de Direito da UFMG e do Programa de Pós-Graduação e Fernando Ferreira Duarte, economista e supervisor técnico do Dieese-MG (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Minas Gerais).

Adriana Augusta Souza, procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região; Denise Alves Horta, desembargadora do TRT da 3ª Região e gestora regional do Programa Trabalho Seguro; João Carlos Amorim, advogado, membro do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda e Superintendente Regional do Trabalho em Minas Gerais; Elizabeth Dias, médica, consultora da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde e docente da UFMG e do Mestrado “Trabalho, Saúde e Ambiente’, da Fundacentro; Francisco Barros, auditor fiscal, especialista em Direito e Processo do Trabalho e professor do curso de Direito; Thiago Gomes, auditor fiscal do trabalho, especialista em Direito e Processo do Trabalho e coordenador do Projeto de Combate à Informalidade da SRT-MG e a pesquisadora do Dieese-MG Maria de Fátima Lage Guerra são os conferencistas.

São 100 vagas disponíveis para profissionais da área de SST de órgãos públicos, representantes de organizações dos trabalhadores, instituições parceiras da Fundacentro, advogados trabalhistas de organizações sindicais, professores de cursos de mestrado e doutorado em direito do trabalho.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no “Folder” e enviar para o e-mail lucineia.silva@fundacentro.gov.br

Outras informações podem ser obtidas na área de eventos do site da Fundacentro e na programação.

FOLDER (PROGRAMAÇÃO + FICHA DE INSCRIÇÃO)

Programa de Conservação Auditiva

No dia 26 de Junho, o evento “Programa de Conservação Auditiva (PCA)” acontece no período da manhã e tem como objetivo criar oportunidade para atualizar e avaliar a aplicação do PCA em empresas brasileiras, divulgando conhecimentos atualizados que possam conduzir à sua maior efetividade e alcance.

De acordo com a programação, serão discutidos os seguintes assuntos: “Adequação da cabina audiométrica”, “Análise audiométrica sequencial para atender a demanda do E-social”, “20 anos de audiometrias”, “Reteste audiométrico imediato como controle de qualidade do teste”, “Coffee-Break”, “Análise de perda auditiva”, “Avaliação do PCA: estudos estatísticos e epidemiológicos” e “O documento PCA”. No final do evento, será realizada uma sessão de debates.

Airton Kwitko, médico otorrinolaringologista, autor dos livros “Coletânea 1”, “Coletânea 2” e “Coletânea 3” e mentor intelectual do SIGOWeb, aplicação web destinada à Gestão da SST, Cristiane Carmo, fonoaudióloga, e Eder Santos, administrador, consultor em SST, empreendedor digital e fundador do site “SST ONLINE”, fazem parte da equipe técnica do evento.

São 100 vagas disponíveis para fonoaudiólogos, médicos e outros especialistas em SST. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no “Folder” e enviar para o e-mail cursos.fundacentromg@gmail.com

Outras informações podem ser obtidas na área de eventos do site da Fundacentro e na programação.

FOLDER (PROGRAMAÇÃO + FICHA DE INSCRIÇÃO)

Aposentadoria Especial

Também no dia 26, no período da tarde, será realizado o seminário “Aposentadoria Especial como Instrumento de Proteção à Segurança e Saúde do Trabalhador”, que tem como objetivo apresentar e debater o disciplinamento legal do direito a aposentadorias especiais de segurados e seguradas que comprovem efetiva atuação – em tempo igual ou superior a 15 anos – e em processos de produção-trabalho ontologicamente prejudiciais à saúde ou integridade física dos trabalhadores.

A tecnologista e chefe da Coordenação de Saúde no Trabalho da Fundacentro, Cristiane Queiroz, será a palestrante. Ela também é química e mestre em engenharia.

São 100 vagas disponíveis para profissionais da área de SST de órgãos públicos (SRTE/MT, INSS/MG, Cerest/SES-MG, MPT-MG); profissionais de SESMT; representantes dos trabalhadores e do empresariado; advogados previdenciários, advogados trabalhistas e demais interessados na temática abordada.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no “Folder” e enviar para o e-mail cursos.fundacentromg@gmail.com

Outras informações podem ser obtidas na área de eventos do site da Fundacentro e na programação.

FOLDER (PROGRAMAÇÃO + FICHA DE INSCRIÇÃO)

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.