Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro do Distrito Federal realiza primeira palestra do Ciclo de Palestras 2018

Fundacentro do Distrito Federal realiza primeira palestra do Ciclo de Palestras 2018

Primeiro tema abordou E-Social na SST

Por ACS/Fundacentro-DF em 22/05/2018

Nessa segunda-feira (21), teve início o Ciclo de Palestras sobre Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal 2018, promovido pela Fundacentro-DF.

O Ciclo de Palestras é coordenado pelo Chefe de Serviços Técnicos da Fundacentro-DF, Swylmar dos Santos Ferreira, e contará com seis palestras ao longo do ano. Tem como objetivo apresentar e discutir temas relevantes para a gestão em segurança e saúde no trabalho, de forma a oferecer informações e reflexões que contribuam para a melhoria das condições de trabalho.

A primeira palestra teve como tema “E-Social na Segurança e Saúde no Trabalho” e foi ministrada por Órion Sávio Santos de Oliveira, responsável técnico pelos dados de segurança e saúde no trabalho do E-Social, analista técnico de políticas sociais na Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda, e membro do Conselho Curador da Fundacentro.

Segundo ele, o E-Social tem como objetivo reunir elementos para uma análise técnica de questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho, que permitam uma melhoria nas políticas públicas e uma fiscalização de forma mais adequada ao cumprimento da legislação. É uma nova forma de registro de eventos trabalhistas, em que as empresas mandam as informações para um único canal e cada órgão público retira as informações de que precisa, acabando com o envio de informações repetidas em documentos diferentes para diversos órgãos públicos.

Além disso, o palestrante informou que os eventos relacionados à segurança e saúde no trabalho entrarão em vigor no E-Social a partir de janeiro de 2019. Com isso, pretende-se garantir direitos de forma efetiva e mais célere, simplificar o processo de fornecimento de informações, gerar informações mais consistentes e disponibilizá-las de forma imediata, armazenar as informações de forma mais segura, aumentar a transparência das informações e integrar os processos nas empresas.

O palestrante destacou que haverá duas formas para utilização do E-Social: pelo aplicativo web, que funciona como uma página na internet em que os dados são inseridos; ou pelo web service, em que as informações lançadas no sistema da empresa são transformadas em arquivo e enviadas para o ambiente nacional do E-Social.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.