Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Acidentes com motociclistas e motofretistas será tema de palestra em Santa Catarina

Arte: ACS/Evilyn Silva - Evento alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabal

Evento ocorrerá no dia 25 e faz parte do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Por ACS/ Débora Maria Santos em 10/04/2018

No dia 25 de abril, das 13h45 às 17h, a Fundacentro de Santa Catarina realizará evento alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Segundo dados da Previdência Social e do Ministério do Trabalho, o Brasil registra em torno de 700 mil acidentes de trabalho por ano.

Com o objetivo de refletir e inserir os trabalhadores e as trabalhadoras nas discussões que englobam a segurança e saúde no trabalho, a regional convidou o pesquisador Eugênio Hatem Diniz, da Fundacentro de Minas Gerais, que abordará o tema “Acidentes com motociclistas e motofretistas: Fatores de riscos das vias urbanas e do trabalho”.

Nos últimos anos, os serviços realizados por motoboys teve um aumento considerável, consequentemente, esses profissionais ocupam em torno de 50% do registro de vitimas de acidentes no trânsito.

De acordo com dados oficiais, a partir de 2007, as mortes de acidentes de moto ultrapassam a quantidade de mortes por acidentes de carro. Além disso, a frota de motos quadriplicou no período de 2000 a 2010 e, com isso, desencadeou a elevação de acidentes com mortes e internações em hospitais. Ou seja, no período de 2000 a 2010, o número de mortes em acidentes envolvendo veículos cresceu 72%, enquanto a frota foi de 76%. Por outro lado, no mesmo período, as mortes correspondentes a acidentes com motos cresceram 339%, já o aumento de frota foi de 293%.

Eugênio Diniz é responsável por vários estudos referentes ao tema. As suas pesquisas e informações relacionadas aos motoboys destacam a relevância de observar diversos fatores, tais como aspectos regionais, fiscalização e a regulamentação para a profissão.

O pesquisador em suas palestras enfatiza a importância de uma política pública específica na área dos transportes e ações voltadas ao trabalhador que possam diminuir os acidentes e mortes no trânsito.

Com o propósito de reduzir a mortalidade por acidentes de transporte terrestre, a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou a campanha “Ação pela Segurança no Trânsito – 2011 a 2020”.

A iniciativa estabelece cinco pilares de intervenção: gestão da segurança; investimento e melhoria na infraestrutura viária e mobilidade; segurança veicular; segurança dos usuários e atendimento ao acidentado.

Com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a palestra ocorrerá no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, situado à rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 – Centro – Florianópolis – SC.

Informações podem ser obtidas pelo telefone: (48) 3212-0577 ou por e-mail: paula.vieira@fundacentro.gov.br ou eventos-sc@fundacentro.gov.br

Folder

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.