Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Educador da Fundacentro de Pernambuco é convidado para proferir palestra no IRH

Educador da Fundacentro de Pernambuco é convidado para proferir palestra no IRH

Tema sobre “Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde” será abordado por José Hélio Lopes Batista, no Instituto de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Governo de Pernambuco

Por ACS/ Débora Maria Santos em 19/03/2018

Nesta quinta-feira, 22 de março, das 9h às 11h30, o educador da Fundacentro de Pernambuco, José Hélio Lopes Batista foi convidado para proferir palestra sobre “Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde”. O evento é promovido pelo Instituto de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Governo de Pernambuco.

O local do evento será no auditório do Instituto de Recursos Humanos (IRH), situado à rua Henrique Dias, s/nº - 4º andar – Bairro Derby – Recife – PE.

José Hélio informa que conforme o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, no período entre janeiro/2017 e fevereiro/201, no Brasil, registrou-se 675.025 acidentes do trabalho e notificadas 2.351 mortes. Dentre os setores econômicos, a maior taxa de acidentes (10%) foi registrada no ramo hospitalar e de atenção à saúde, incluindo rede pública e unidades privadas.

“Assim, de modo geral, os estabelecimentos de saúde se caracterizam por apresentarem ambientes insalubres, penosos e perigosos para os que ali trabalham. Dores musculares, lesões na coluna vertebral, lombalgias, problemas nas articulações, varizes, distúrbios alimentares e do sono, hipertensão, dores de cabeça frequentes, ansiedade, mudanças de humor e estresse, provocados ou agravados pelo trabalho, revelam no sofrimento do indivíduo as ameaças que minam a saúde do coletivo”, salienta José Hélio.

Completa que os “riscos de acidentes e adoecimento aos quais os trabalhadores da saúde estão expostos, o sofrimento psíquico é também comum e parece estar em crescimento, diante da alta pressão social e psicológica a que estão submetidos”.

Para o educador, todo esse panorama será objeto da palestra, que terá como foco as diretrizes básicas contidas na Norma Regulamentadora nº 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde e outras legislações que são responsáveis por salvaguardar a saúde e segurança dos trabalhadores que atuam no setor saúde.

“O objetivo será socializar com os participantes, gestores e servidores estaduais da área, a importância de se estabelecer e implementar medidas preventivas nos serviços de promoção, assistência, ensino e pesquisa em saúde”, finaliza.

Informações podem ser obtidas com o IRH pelo telefone: (81) 3183.4771.

Folder

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.