Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Doenças Mentais e Comportamentais Relacionadas ao Trabalho será tema de curso em Belém

Doenças Mentais e Comportamentais Relacionadas ao Trabalho será tema de curso no Belém

Curso ocorrerá de 02 a 06 de abril na Fundacentro do Pará

Por ACS/Débora Maria Santos em 12/03/2018

No Brasil, os transtornos mentais e comportamentais configuram a terceira causa de incapacidade para o trabalho. Pensando nesse cenário, a Fundacentro do Pará, de 02 a 06 de abril, promove curso para discutir o assunto.

O curso sobre “Doenças Mentais e Comportamentais Relacionadas ao Trabalho” será realizado no auditório da própria regional situada à rua Bernal do Couto, nº 781 – Umarizal – Belém – Pará, das 13h às 17h.

O tema será ministrado por Laura Soares Martins Nogueira, doutora em desenvolvimento Socioambiental e tecnologista da instituição; por Márcio Leno Maués, médico do trabalho e médico perito do Instituto Nacional do Seguro Social.

Os especialistas apresentarão tópicos a respeito do processo de trabalho e seus riscos, saúde mental e trabalho, as dificuldades de se estabelecer o nexo causal e doenças mentais relacionadas ao trabalho. O objetivo é relacionar o tema com os aspectos da organização do trabalho e outros fatores causais, bem como refletir sobre formas de intervenção e prevenção.

De acordo com os organizadores do evento, as exigências constantes por produtividade e lucratividade comprometem o universo do trabalho, sobretudo a organização do trabalho. Diante disso, as relações de trabalho têm sido permeadas por cobranças excessivas, ritmos frenéticos e jornadas exaustivas.

Estudo sobre o tema

Um número significativo de estudos desenvolvidos nos últimos anos demonstra a relação entre organização do trabalho e sofrimento e adoecimento mental.

Em 2012 a 2016, de acordo com dados oficiais, os transtornos mentais e comportamentais ocupam a terceira maior causa de incapacidade para o trabalho, considerando a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. O total de benefícios concedidos neste período foi de 668.927.

Segundo o Ministério da Saúde, conhecer as patologias mentais associadas ao trabalho, as suas causas e perspectiva de intervenção tornam-se fundamentais para mitigar o quadro de sofrimento/adoecimento mental dos trabalhadores.

O curso está inserido no Programa Organização do Trabalho e Adoecimento (PROORT), por meio do Projeto do Centro Estadual do Pará.

Para solicitar inscrições é necessário enviar nome completo, profissão, instituição, cargo e contatos para o e-mail: eventos.cepa@fundacentro.gov.br

Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3222-1973.

Visualize o folder

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.