Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Minuta do Regimento Interno do Conpat encontra-se em fase de alinhamento

Minuta do Regimento Interno do Conpat encontra-se em fase alinhamento

Previsão de realização do XXII Conpat será em 2019

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 07/02/2018

O Regimento Interno do XXII Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Conpat foi pauta de reunião realizada na sede da Fundacentro em SP, na manhã de segunda, 5.

Em fase de alinhamento, a minuta do regimento passará por modificações de acordo com as considerações a serem feitas pelas comissões Executiva e Técnica. Fazem parte da Comissão Executiva, a Presidencia e a Diretoria Técnica da Fundacentro.

Durante a reunião, o diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes sugeriu mudar o nome do evento. Historicamente, em 1953, o primeiro nome utilizado era SPAT (Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho). No período de 1962 a 1970, os chamados Congressos Nacionais das Cipas passaram a ter a denominação Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes – CNPA e posteriormente recebem o nome de Conpats. Para Robson pensar em um nome diferente retrataria mais o momento de transformações no ambiente de trabalho e incluiria temas que evoluíram ao longo tempo, como o acidente de trabalho, doenças, novas tecnologias, politicas públicas e outros.

Participaram da reunião, Robson Spinelli Gomes, diretor Técnico da Fundacentro; Ricardo Felix, diretor de Administração e Finanças; Tereza Luiza Ferreira, diretora Técnica substituta, Jefferson Seidler do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST/MTb), Reinaldo Felisberto Damascena da Confederação Nacional da Industria (CNI) e Clovis Queiroz da Confederação Nacional da Saúde (CNS).

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Um dos membros da bancada dos empregadores sugeriu que a realização do Conpat aconteça no mês de julho.

Para Clovis Queiroz, o dia 27 de julho, data em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho seria uma oportunidade de reforçar ainda mais a importância da data sobre prevenção, segurança e saúde do trabalhador.

A próxima reunião do Conpat será realizada em 12 de março.

Histórico do Conpat

O anúncio para a retomada do Conpat veio durante a realização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), realizada em abril de 2017, em Brasília, com a participação da Fundacentro.

Criado na década de 60, em um período em que o Brasil era recorde de acidentes do trabalho, o Conpat se consagrou como um evento de grande relevância social e politica, envolvendo autoridades, empresários e trabalhadores em busca de um bem comum: a prevenção no ambiente de trabalho.

O XXII Conpat 2019 terá um grande desafio em agregar temas diversificados, em razão do último congresso ter sido realizado em 1991. De lá para cá, grandes transformações ocorreram no mundo do trabalho. “Queremos envolver os setores da ciência e capacitação e pensamos em temas que tratem dos desafios contemporâneos”, explanou Spinelli.

Nas décadas de 60 e 70, os registros destacam o ano de 1960 como o ano de realização do primeiro Conpat sediado em Curitiba, PR. Em 1963, ou seja, três anos mais tarde houve o II Conpat, em Fortaleza, CE. No ano seguinte, 1964, o III Conpat realizado em Belo Horizonte, MG. Em 1965, no Rio de Janeiro, RJ aconteceu o IV Conpat. Na capital paulista em 1966 foi realizado o V Conpat. Em 1967, a cidade de Blumenau em SC sediou o VI Conpat. Já em 1968, o VII Conpat foi realizado em Porto Alegre, RS. Em 1969, o VIII Conpat foi realizado em Salvador, BA. Em Recife, 1970 acontecia o IX Conpat. O X Conpat foi realizado em Brasilia em 1971. Em 1972, em Curitiba houve o XI Conpat. Na cidade espírito santense de Guarapari, em 1973 era realizado o XII Conpat. Em 1974, em São Paulo era realizado o XIII Conpat. No ano seguinte, 1975, na cidade do Rio de Janeiro acontecia o XIV Conpat. Em 1976, na cidade de Belo Horizonte, MG acontecia o XV Conpat. Em 1977, em Porto Alegre o XVI Conpat, seguindo em 1978 em São Paulo, a XVII edição do Conpat e encerrando a década de 1970, em Salvador com a realização do XVIII.

No inicio das décadas de 80 e 90, o XIX Conpat realizado em Brasília, marca os 50 anos de implantação do Ministério do Trabalho. Dois anos mais tarde, em 1982 acontecia em São Paulo, o XX Conpat. Dez anos mais tarde acontecia o XXI Conpat em São Paulo, sendo o último Congresso realizado na década de 90. Leia o Fundacentro Atualidades em Prevenção de Acidentes (FAPA) que traz a cobertura completa do XXI Conpat realizado em 1991, em São Paulo.

O XXII Conpat será coordenado pela Fundacentro.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.