Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Seminário em Pernambuco discute desafios de eSocial para a SST

Seminário sobre eSocial na Fundacentro/PE em 5 de dezembro

Diversas atividades movimentaram a Fundacentro/PE em novembro e dezembro

Por ACS/Cristiane Reimberg em 11/12/2018

A Fundacentro/PE e o Instituto Federal de Pernambuco - IFPE realizam o “Seminário O eSocial e os Desafios para a Segurança e Saúde do Trabalho” em 12 de outubro na cidade de Abreu e Lima/PE. O evento será realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mobilidade, na Avenida Assedipe, lote 13, quadra A, Distrito Industrial. Para participar, é possível se inscrever pelo link.

Os engenheiros de segurança do trabalho, Audenor Marinho e Luiz Antonio de Melo, serão os palestrantes. Melo é chefe técnico da Fundacentro/PE. A mediação será realizada pelo coordenador do curso de Segurança do Trabalho do IFPE, Francisco Brasil. A ideia é fazer uma contextualização do eSocial, mostrando os impactos na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – SST.

Assim serão abordados tópicos como monitoramento do ambiente sob a óptica dos ministérios do Trabalho e da Saúde e da área da Previdência Social; registros de SST para o eSocial; considerações sobre CAT(Comunicação de Acidente do Trabalho); monitoramento da saúde do trabalhador, condições ambientais de trabalho e fatores de risco; insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial; diferenças entre PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) para e Social; PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ) e ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

Os palestrantes realizaram uma edição deste mesmo seminário em Recife/PE, no auditório da Fundacentro, em 5 de dezembro, com 130 participantes.

Mais ações realizadas

No mês de novembro, o educador da Fundacentro/PE, José Hélio Lopes, realizou palestra sobre o tema “NR-32 - Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde” no seminário “Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Trabalho Rural e Urbano de Feira de Santana” a convite da Fundacentro/BA. O evento, realizado no dia 6 em Feira de Santana/BA, reuniu 30 participantes.

Hélio Lopes também coordenou a 244ª reunião ordinária do Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba (CPR-PB). O Comitê é um fórum interinstitucional cuja missão é promover ações voltadas para o trabalho seguro e saudável nos canteiros de obra e reuniu 15 pessoas no encontro realizado em João Pessoa/PB, no dia 13 de novembro.

A Fundacentro/PE também participou da organização e marcou presença no V Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e II Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, participando da mesa de abertura e com um estande. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda/PE, de 19 a 21 de novembro, com 450 participantes. Participaram os servidores Maurício Viana, José Hélio Lopes e Marcelo Vasconcelos.

Ainda em 21 de novembro Lopes apresentou o resultado da pesquisa “Avaliação das Condições de Trabalho dos (as) Servidores (as) do Ministério da Saúde nos Hospitais e Policlínicas na Cidade do Recife” na 501ª reunião do Conselho Estadual de Saúde em Recife/PE, 21 de novembro, com 25 participantes.

Já no dia 28, o educador mediou uma das mesas de trabalhos do “I Seminário Regional de Saúde Mental e Assédio Moral Relacionado ao Trabalho”. O evento foi promovido pela Fundacentro/PE e pelo Cerest, em Cabo de Santo Agostinho/PE, com 150 participantes.

A Fundacentro/PE também participou da mesa de abertura da aula inaugural do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho do IFPE/Campus Caruaru. O administrador Marcelo Vasconcelos, o engenheiro Luiz Antonio e o educador José Hélio Lopes representaram a instituição na solenidade, que reuniu 40 participantes em 30 de novembro.

O educador José Hélio Lopes ainda ministrou aula sobre as normas regulamentadoras de SST no Curso de Capacitação em Saúde do Trabalhador para as Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador em 5 de dezembro, em Goiana/PE, para 25 pessoas.

Rumo ao V Congresso Portuário e Aquaviário

A Fundacentro de Pernambuco está à frente da organização do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, que será realizado de 11 a 13 de junho de 2019 em Recife /PE. Os servidores Maurício Viana, Marcelo Vasconcelos, Luiz Antonio, José Hélio Lopes e Roberto Dantas integram a Comissão Técnica do evento, que se reuniu em 9 de novembro, na capital pernambucana.

Também ocorreu uma reunião de divulgação em João Pessoa/PB, no dia 14 de mesmo mês. O V Congresso Portuário e Aquaviário foi divulgado no XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, em Olinda/PE, de 27 a 30 de novembro. No mesmo período, foi realizada a divulgação na Coordenadoria das Câmaras Especializadas em Engenharia de Segurança do Trabalho em Vitória/ES.

A equipe da Fundacentro/PE ainda concluiu o regulamento da chamada de trabalhos do V Congresso e tem dado subsídios para a página do evento na internet.

Saiba mais sobre a atuação da Fundacentro/PE

Eventos debatem saúde mental, assédio moral e eSocial
O primeiro ocorre dia 28 de novembro em Cabo de Santo Agostinho e o segundo em 5 de dezembro no Recife

CPN aprova modificações em itens da NR 18

Propostas abrangem cabos e soluções alternativas de medidas de proteção coletiva

Comissão Executiva de V Congresso Portuário e Aquaviário se reúne na Fundacentro

Evento será realizado em Recife/PE de 11 a 13 de junho

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.