Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Curso sobre e-Social é apontado como excelente, objetivo e interativo

Gerikson Beserra Nunes, coordenador do curso eSocial / Foto: Alex Pires/SRI

Perfil de participantes era da área de SST

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 12/12/2018

O curso gratuito online realizado pela Fundacentro sobre Segurança e Saúde no Trabalho no eSocial foi qualificado como positivo pela maior parte dos participantes, conforme aponta a tabulação de avaliação de percepção realizada durante o período do curso (média de 91% de notas “Ótimo” e “Bom” nas questões).

Entre 11 de setembro e 11 de outubro, 250 alunos devidamente inscritos no site oficial da Fundacentro, puderam atualizar os conhecimentos sobre a utilização do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Prevenciárias e Trabalhistas (eSocial), notadamente nos eventos relacionados a Saúde e Segurança no Trabalho.

O curso, autoinstrucional, ou seja, sem a presença de um tutor foi dividido em dois módulos que abordaram: Introdução ao eSocial; Apresentação, Conteúdo e Princípios do eSocial; Ambientes do eSocial; Lógica do Sistema e Recomendações; Identificadores; Modelo Operacional do eSocial; Eventos; Módulo II – Eventos do eSocial relacionados a SST: S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos; S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho; S-1065 – Tabela de Equipamentos de Proteção; S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho; S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador; S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco; S-2245 – Treinamentos e Capacitações.

Totalmente a distancia, o curso foi chamado pelo seu coordenador, Gerikson Beserra Nunes, de teste-piloto, por ter sido o primeiro a ser realizado sobre o tema. Para o Técnico do Serviço de Ações Educativas da Coordenação de Educação da Fundacentro, mesmo sem a interação e presença física de um instrutor, o curso foi positivo, pois, além do moodle, os alunos interagiram e obtiveram informações do eSocial por meio de e-mail e fóruns de discussão e de notícias.

Gerikson observa ainda que as principais dificuldades para acessar o eSocial consistem nos próprios procedimentos, já que o programa é uma plataforma que traz muitas tabelas, exigindo do usuário se atentar aos códigos correspondentes a cada tópico. “A busca pela capacitação do eSocial foi para saber quais informações devem ser passadas aos profissionais que irão acessar o eSocial e informar o governo”, observa o coordenador.

“O sistema reúne formulários e tabelas que as empresas são obrigadas a informar, tais como, CAT (Comunicação de Acidentes do Trabalho), questões previdenciárias, riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, exames toxicológicos realizados em trabalhadores, entre outras informações”, observa Gerikson.

A obrigatoriedade para as empresas inserirem as informações no eSocial sobre Segurança e Saúde do Trabalhador estava marcada para janeiro de 2019. Contudo, em reunião realizada em setembro pelo Comitê Gestor do eSocial, o início foi adiado para junho de 2019 às empresas com faturamento em 2016 acima de R$ 78 milhões, para janeiro de 2020 às demais empresas e para janeiro de 2021 à Administração Pública e organizações internacionais.

Opinião dos participantes

Das respostas obtidas nas avaliações, os alunos destacaram o curso como “excelente, interativo, objetivo, ótimo, bem estruturado, esclarecedor e didático”.

As sugestões apontadas pelos participantes envolveram mais participação do coordenador, especialmente nos fóruns, apresentação do material por meio de slides, explicações mais detalhadas sobre preenchimento de tabelas do eSocial, inserção de vídeo aulas explicativas e criação de um treinamento interativo.

A administração da Fundacentro estuda viabilizar para o próximo ano um ambiente virtual de aulas que funcione separadamente do portal institucional, agilizando as inscrições e facilitando o acesso às informações aos usuários.

Número de acessos supera expectativas

O curso Segurança e Saúde no Trabalho no eSocial superou as expectativas no número de acesso e de inscritos. Foram mais de 225 mil usuários que acessaram o portal da Fundacentro em um período de 10 horas, sendo que o normal é entre 5 e 50 acessos para o mesmo período.

Já o número de inscritos superou 2.600 usuários, sendo que as 250 primeiras vagas foram concedidas por ordem de inscrição.

eSocial em 2019

O Governo Federal disponibilizou a nova versão do Manual de Orientação do eSocial – MOS trazidas pela versão 2.5 do leiaute do eSocial, inclusive o conteúdo das Notas Orientativas 07/2018 a 12/2018. A convivência entre as versões 2.4.02 e 2.5 no ambiente de produção se dará no período de 21/01/2019 a 21/04/2019. Acesse para mais informações.

A partir de 17 de dezembro de 2018, estará disponível em ambiente de testes as orientações para a implantação da nova versão 2.5. O prazo para a produção será a partir de 21 de janeiro de 2019, conforme orientações disponíveis no site do governo federal. Acesse.

Acesse o site oficial do eSocial e entenda o funcionamento do sistema criado pelo Governo Federal que tem como objetivo simplificar a prestação de informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, reduzindo a burocracia para as empresas.

Videos com curso completo do eSocial

A Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT) ligada à Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho e a Receita Federal, por meio de seu canal oficial no Youtube disponibilizam para acesso dos usuários, vídeos sobre o eSocial.

Para acessar, clique no link, e no canal da ENIT no Youtube.

Acesse o link e confira as 10 videoaulas da TV Receita no Youtube.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.