Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Condições do Trabalho das Mulheres são retratadas em livro

Condições do Trabalho das Mulheres são retratadas em livro

Tema faz parte do II Seminário de Sociologia realizado pela Fundacentro

Por ACS/ Débora Maria Santos em 11/12/2018

Está disponível para download no portal da Fundacentro, o livro “Condições do Trabalho das Mulheres” tema que contemplou o II Seminário de Sociologia da Fundacentro, realizado no auditório do Centro Técnico Nacional, em novembro de 2014.

A psicóloga e socióloga Myrian Matsuo Affonso Beltrão, da Fundacentro do Rio de Janeiro, e a tecnologista e socióloga Juliana Andrade Oliveira, da Fundacentro de São Paulo, tiveram a ideia de produzir a publicação de 149 páginas para divulgar o conhecimento produzido pelas ciências humanas sobre a análise do trabalho, principalmente no que se refere à questão de segurança e saúde no trabalho.

O livro retrata o resultado das palestras e conferências explanadas por experientes cientistas sociais e dois Ministros de Estado no seminário realizado pela instituição. Os capítulos destacam a apresentação geral e programação do evento, conferência magna, carreiras femininas nas engenharias: barreiras intransponíveis?; a produção da beleza pessoal: análise do trabalho das manicuras; as mulheres e o trabalho de cuidar; trabalho doméstico e invisibilidade; a mulher trabalhadora no Brasil nos anos 2000: um breve inventário sobre trabalho-saúde e acesso à escolarização; o patrimônio laboral e as mulheres no trabalho artesanal nas comunidades quilombolas e indígenas no Estado do Rio de Janeiro, e dados sobre as autoras.

A publicação organizada pelas sociólogas salienta que não existe vida social sem o trabalho realizado pelas mulheres. “Sua valorização é imprescindível para o combate à desigualdade e às diversas violências presentes na sociedade brasileira. Por isso, é necessário que cada vez mais a produção de conhecimentos e de pesquisas mostrem o que é ser mulher e trabalhadora no Brasil”, informam no livro.

Matéria publicada sobre o II Seminário

Fundacentro recebe ministros e especialistas para discutirem as condições de trabalho das mulheres

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.