Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Seminário debate mercúrio e a Convenção de Minamata no Brasil

Seminário sobre Mercúrio e Convenção de Minamata

Palestras ocorrem em 23 e 24 de outubro na Fundacentro, em São Paulo/SP

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 02/10/2018

O Seminário de Atualização sobre o Mercúrio e a Convenção de Minamata no Brasil será realizado pela Fundacentro nos dias 23 e 24 de outubro, na sede da instituição, em São Paulo/SP. O objetivo é apresentar: os riscos do mercúrio e seus compostos, a situação atual dessa Convenção no país e as ações dos diferentes setores envolvidos com o tema. Também se pretende discutir formas para fomentar a implementação da mesma.

Na manhã de 23/10, o representante do Ministério do Meio Ambiente, Diego Pereira, abordará “A Convenção de Minamata sobre o Mercúrio e seus Compostos”. Em seguida, o médico aposentado da Fundacentro e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Tarcísio Buschinelli, falará sobre os riscos à saúde que a exposição a essas substâncias causa. Por fim, a servidora da Secretaria de Vigilância em Saúde, Thais Cavendish, apresentará as ações do Ministério da Saúde em relação à citada convenção.

No período da tarde, o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados – Abiclor, Martim Afonso Penna, irá expor Proposta de Estratégia Setorial do Setor Cloro-Álcalis para Implementação da Convenção de Minamata. Já Diego Pereira mostrará as ações do Ministério do Meio Ambiente sobre a convenção. As atividades serão encerradas com a palestra do técnico da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária e presidente do Conselho do Projeto Hospitais Saudáveis, Vital Ribeiro, que tratará da eliminação dos dispositivos com mercúrio nos Serviços de Saúde.

Em 24 de outubro, ocorrem mais três palestras e uma mesa pela manhã: O Processo Regulatório do Ministério do Trabalho e a Convenção de Minamata, pelo auditor fiscal do Trabalho, Carlos Eduardo Domingues; A Visão e Participação dos Trabalhadores na Convenção de Minamata, pelo sindicalista Itamar Sanchez, da Central Única dos Trabalhadores - CUT; Segurança Química, Convenções, Responsabilidade Técnica e Ações do Conselho Federal de Química, por representante do CFQ– DF; e o debate final Desdobramentos e Registro de Propostas Institucionais Relativos à Implementação da Convenção de Minamata no Brasil.

As inscrições estão disponíveis na página de Eventos da Fundacentro. Solicita-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Sociedade de Estudos Espíritas Irmã Catarina – Seeic. O evento tem a coordenação técnica do engenheiro químico e de segurança, Fernando Sobrinho e da química Patrícia Dias. Também conta com o apoio do Conselho Regional de Química – CRQ IV e da Abiclor.

A Fundacentro está localizada na Rua Capote Valente, 710, em Pinheiros.

Consulte a programação completa.


Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.