Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Programas e projetos da instituição serão realinhados em 2019

Participantes da Reunião

Reunião preliminar avalia necessidade de adequação aos programas e projetos

Por ACS / Alexandra Rinaldi em 18/10/2018

Em reunião realizada na terça, 2, o Presidente em Exercício e Diretor Técnico, Robson Spinelli Gomes, junto aos coordenadores dos programas da instituição estiveram reunidos com o objetivo de discutir o realinhamento de ações técnicas para o ano de 2019.

Para Spinelli, a reestruturação dos programas, projetos e linhas de pesquisa institucionais devem estar cada vez mais conectadas e alinhadas às reais necessidades da sociedade e do trabalhador e trabalhadora, acompanhando as tendências no mundo do trabalho.

“Precisamos estabelecer estratégias para executar as atividades e firmar novas parcerias para aumentarmos a capilaridade entre instituições do mesmo segmento. Além disso, pretendemos alinhar os programas e projetos da Fundacentro com a proposta para o novo curso de Pós Graduação que terá um perfil de mestrado profissionalizante”, coloca o diretor.

Ao todo, a Fundacentro possui 8 Programas que norteiam todas as ações técnicas em São Paulo e nos demais estados. São eles: Educação em Segurança e Saúde do Trabalhador (Proeduc); Educação, Segurança e Saúde no Trabalho no setor de Transportes (Protrans); Exposição Ocupacional a Agentes Ambientais (Agamb); Segurança no Processo de Trabalho (Prospt); Organização do Trabalho e Adoecimento (Proort); Segurança e Saúde no setor da Construção (Proesic); Segurança Química (PSQ) e Políticas Públicas em Segurança e Saúde no Trabalho (Ppst).

Das apresentações e ponderações realizadas pelos coordenadores dos programas foram apontadas algumas necessidades de melhoria de ações entre a Fundacentro em São Paulo com as demais Unidades Descentralizadas.

Uma nova ação será incorporada ao Agamb, a qual consiste na parceria entre a Fundacentro e o Ipen, promovendo novas pesquisas no setor de radiação.

O Programa Nacional de Eliminação da Silicose foi substituído por dois outros projetos, sendo um voltado ao trabalho em marmorarias, com foco no trabalho a seco, e outro projeto sobre exposição ocupacional ao asbesto, envolvendo laboratório de avaliação, assessorias e serviços públicos e o curso de Leitura Radiológica de Pneumoconioses, coordenado pela Fundacentro e que já capacitou mais de 800 profissionais da área médica.

A gestão está trabalhando, por meio de um grupo de trabalho para a apresentação de um projeto de Pós Graduação, Mestrado Profissional que tenha interseção com os projetos conduzidos pela entidade.

Diante do novo cenário do trabalho no país, o Proort deverá ampliar suas populações de estudo, incluindo imigrantes, trabalhadores de ocupações urbanas, trabalhadores sob o regime homeoffice e sob contrato intermitente. Pretende também contribuir para a disseminação de informações e para a articulação dos movimentos sociais, por meio de estudos e outras atividades, na defesa de condições de trabalho digno e da saúde dos trabalhadores.

Outra novidade será a possível inclusão pelo Prospt, de estudos voltados aos exoesqueletos e suas implicações na saúde do trabalhador. Os exoesqueletos vem sendo utilizados em indústrias automobilísticas e de grande porte, como equipamento de auxilio aos trabalhadores, mas até o momento não existem estudos empíricos específicos sobre a eficácia do equipamento e sua interação com seres humanos.

Em 2010, a Assembléia Geral das Nações Unidas, aprovou a Resolução A/RES/64/255 que trata da Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020, cujo objetivo é melhorar a gestão no trânsito. Nesse sentido, o Protrans pretende realizar campanhas educativas e cursos dirigidos na área de segurança e saúde do trabalhador no trânsito, especialmente os voltados ao transporte de cargas.

Conheça os programas e projetos da Fundacentro.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.