Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro de Campinas, do Pará e de São Paulo realizam atividades do Dia da SST nas escolas

A data, instituída pela Lei Federal 12.645/2012, é celebrada em 10 de outubro

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 11/10/2018

A Fundacentro realizou um encontro com profissionais da educação e da SST em sua unidade em Belém/PA e visitas a escolas em São Sebastião da Grama, organizadas pela instituição em Campinas/SP, e em São Paulo, pelo Serviço de Ações Educativas da sede na capital paulista. As ações foram motivadas pelo Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado em 10 de Outubro, e instituído pela Lei Federal 12.645/2012.

Belém

Em Belém/PA, o Encontro Alusivo ao Dia Nacional da Segurança e Saúde do Trabalhador nas Escolas, realizado ontem, foi coordenado pela pedagoga Doracy Moraes e pela psicóloga Laura Nogueira, ambas da Fundacentro do Pará. Também contou com a coordenação de Daniella Arruda, pedagoga de Escola Municipal de Ananindeua/ PA. Houve a participação de 22 pessoas.

A pedagoga da Fundacentro/PA ministrou a palestra “Segurança e Saúde do Trabalhador em Escolas: Propostas em construção”. “Fizemos um levantamento de possíveis propostas para atividades em escolas. Vamos sistematizar as propostas com as devidas autorias e apresentar como resultado do encontro realizado em alusão à data”, conta Doracy Moraes, que também é mestre em Serviço Social.

Campinas

A Fundacentro de Campinas realizou dois eventos alusivos ao Dia Nacional da SST nas Escolas dentro do Projeto SST na Lavoura do Café na cidade de São Sebastião da Grama/SP, realizado em parceria com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de São João da Boa Vista e com a Vigilância Sanitária de São Sebastião da Grama.

Ambos foram realizados na Escola Polo, que é uma escola rural. Um foi no dia 09 à noite e outro no dia 10 de manhã com crianças. “Tivemos a parceria da Secretaria Municipal de Educação e das diretorias estaduais e municipais que dividem o prédio”, relata a engenheira da Fundacentro de Campinas, Thais Santiago.

As atividades abordaram os seguintes temas: animais peçonhentos, LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), raios, ruído, estresse térmico, agrotóxicos, zoonoses e transporte do trabalhador ciclista.

São Paulo

Já em São Paulo, em 10 de outubro, o pedagogo Jefferson Peixoto visitou 4 escolas localizadas nas regiões de Cidade Ademar, Jardim Ângela, Planalto Paulista e Vila Madalena, em que realizou a pesquisa de doutorado “Quando o trabalho invade a vida: um estudo sobre a relação trabalho, vida pessoal cotidiana e saúde de professores do ensino regular e integral de São Paulo”.

Na ocasião, Peixoto entregou uma cópia da tese, a cartilha 10 de Outubro - Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, o folder e o cartaz do “III Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: Realidades do cotidiano docente”, que será realizado no dia 15 de outubro na sede da Fundacentro em São Paulo. Ainda é possível fazer a inscrição no site da instituição. Confira a programação completa.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.