Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Presidente da ABHO destaca a Fundacentro como instituição de referência

Osny Ferreira de Camargo, Presidente da ABHO

Congresso foi realizado de 21 a 23 de agosto em São Paulo

Por ACS/Alexandra Rinaldi-Fotos:Alexandra Rinaldi e Alex Pires em 12/09/2017

Durante a realização do 11º. Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional realizado pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), o presidente da entidade, Osny Ferreira de Camargo destacou a Fundacentro como instituição de referência, relembrando a grande contribuição do servidor aposentado da entidade e presente no Congresso, Marcos Domingos, ex-presidente da ABHO e de outros servidores que ainda atuam junto à ABHO.

Com a presença de empresas multinacionais e nacionais do segmento da higiene, Osny destacou a importância do Congresso coordenado pela ABHO e a expectativa por parte dos trabalhadores e empresários de que a própria Associação tenha o controle sobre os métodos de exposição, reconhecimento e controle do risco. “A realização deste Congresso é para que possamos discutir ao longo dos três dias todos esses pontos”, colocou o Presidente durante a abertura do evento.

Márcia Bandini, presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e especialista em Medicina do Trabalho observou em seu discurso que embora haja diferentes formações profissionais presentes no Congresso, o objetivo de participar de evento dessa natureza é fazer com que todos trabalhem em prol da saúde. “Precisamos olhar para o individuo de maneira integral e integrada”, destacou.

Para Leonidio Ribeiro Filho, Presidente da OBESST, a realização do evento é importante para que haja a troca de experiências entre os profissionais que atuam na área e destacou que “não devemos ser mais um, mas devemos ser o “A profissional de higiene do trabalho”.

O engenheiro fez menção à tramitação do Projeto de Lei 6179-2009 do deputado Bonifacio de Andrada do PSDB-MG, o qual dispõe sobre a criação de Bacharelado em Segurança do Trabalho. Para Leonidio que é contra o PL, o profissional de higiene necessita de amadurecimento para atuar na área e não simplesmente obter formação acadêmica por meio de um curso de graduação.

Leonidio que foi servidor da Fundacentro parabenizou Maria Margarida Teixeira Moreira Lima, sua ex-aluna e também servidora aposentada da Fundacentro, concedendo o brasão de “Engenheira de Segurança do Trabalho”, pela atuação da engenheira no segmento da Higiene do Trabalho.

O encerramento se deu com o discurso do diretor Técnico da Fundacentro e representando a Presidência, Robson Spinelli Gomes. O físico nuclear contou sobre sua experiência profissional como higienista, sua atuação na Fundacentro e na CTPP e parabenizou Margarida que também foi sua ex-chefe. “A Fundacentro construiu este conhecimento do papel do higienista”, destacou Spinelli.

O diretor alertou para o uso dos softwares que já trazem os PPRA´s elaborados e que são nocivos para análises, pois não representam a condição real do trabalhador no ambiente de trabalho. “Devemos aqui praticar o exercício do enxergar o trabalhador”, concluiu.

No período da tarde, Spinelli conduziu a palestra sobre “Exposição a carcinogênicos” – o papel do higienista, onde apresentou o percentual de câncer na população, amostras de população laboral por ramo de atividade, descrição dos fatores cancerígenos, itens importantes na caracterização da amostra e sobre a perspectiva do CAREX.

O CAREX, ou CARcinogen EXposure é um sistema internacional de informação sobre exposições ocupacionais a agentes carcinogênicos e sua prevalência nos ambientes de trabalho. Em junho deste ano foi realizada oficina na Fundacentro e SP para definir estratégias e delinear um termo de referência e projeto de pesquisa entre o Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA). “O objetivo desta parceria com o CAREX é que possamos criar grupos de trabalho para captar informações e estabelecer estatísticas. Temos fragilidade em estratificar a população exposta. Nosso cenário é muito precário se compararmos ao Canadá”, concluiu Spinelli.

Dicionário de SST

Durante o Congresso, por meio de videoconferencia, o médico do Trabalho, René Mendes fez o anúncio do lançamento do Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador, o qual terá mais de 1200 verbetes e a participação de mais de 500 colaboradores, dentre os quais a Fundacentro. A previsão de lançamento do dicionário será até o fim de 2017.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.