Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Formação de agentes multiplicadores será uma das ações entre Fundacentro e Prefeitura de Guarulhos

Servidores da Fundacentro e da Secretaria do Trabalho de Guarulhos

Reunião aconteceu na sede da Fundacentro em SP

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 12/09/2017

Em reunião realizada em 31 de agosto na sede da Fundacentro em São Paulo foi destacada a formação de agentes multiplicadores como um dos pilares para iniciar a parceria realizada entre a Fundacentro e a Prefeitura Municipal de Guarulhos.

O Termo de Cooperação Técnica, assinado em abril de 2017, prevê, como uma das ações, a implementação de ações educativas e de prevenção de acidentes de trabalho.

Para o diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, a ideia de realização de um curso fechado para agentes multiplicadores é levar inicialmente a base de informações da Fundacentro para a Secretaria da Educação, ou toda a rede municipal, por meio de visitas técnicas, material educativo e palestras e futuramente realizar um diagnóstico sobre as metas atingidas, dificuldades encontradas e readequações. “Os agentes multiplicadores podem ser formados aqui na sede da Fundacentro, mediante indicação da Prefeitura dos profissionais e da equipe”, explicou.

Ainda de acordo com Spinelli é necessário pensar na saúde do docente e reduzir o número de afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho, tendo como consequência o aumento de processos trabalhistas.

A existência do Decreto Municipal nº 29.354, de 20 de outubro de 2011, que altera o Decreto Municipal n 26.613 de 16 de julho de 2009, o qual institui a Política de Saúde e Segurança do Trabalhador da Prefeitura de Guarulhos irá consolidar o trabalho já existente da Fundacentro como forma de multiplicar a inserção de SST nas escolas.

Um outro ponto destacado por Spinelli foi com relação à legislação do Ministério do Trabalho que exclui o SESMT das micro e pequenas empresas.

Espera-se com a formação de agentes multiplicadores, implementar na Prefeitura de Guarulhos, uma Política de Segurança e Saúde do Trabalhador que seja capaz de absorver outras Secretarias.

Para o assessor da Presidencia da Fundacentro, Maradona, “A Fundacentro está oferecendo algo de bom para a sociedade e devemos pegar como ação inicial a SST nas escolas atingindo profissionais que serão os futuros agentes multiplicadores”.

Participaram da reunião, a psicóloga Claudia Sampaio Tavares, Alecsandra Dias e Milene Iris da Secretaria do Trabalho de Guarulhos e Clodoaldo Caetité de Novaes, chefe substituto da Coordenação de Educação da Fundacentro.

Depressão e afastamento

Na última reunião realizada em junho entre a Fundacentro, as Secretarias da Educação e do Trabalho e o Cerest Guarulhos, a psicóloga da Secretaria do Trabalho de Guarulhos, Claudia Sampaio Tavares conduziu uma atividade para compreender melhor as situações de trabalho e as necessidades dos gestores das respectivas Secretarias e do Cerest.

Em linhas gerais, os principais problemas apresentados pelos gestores envolvem professores e profissionais da saúde com um alto número de afastamento do trabalho por depressão e problemas associados à saúde mental.

Como forma de atender a esses profissionais, os gestores fazem o encaminhamento ao Sesmt para que sejam avaliados, com posterior readaptação ou reabilitação (em casos de necessidade), além de terapias alternativas que são oferecidas pelo Núcleo de Saúde.

Próxima reunião

A próxima reunião para a execução de ações entre a Prefeitura Municipal de Guarulhos e a Fundacentro está prevista para acontecer no dia 2 de outubro na Prefeitura de Guarulhos, ocasião que terá a participação da Coordenação de Educação da Fundacentro.

Leia mais sobre a parceria entre Fundacentro e Prefeitura Municipal de Guarulhos.

Etapas de trabalho entre Fundacentro e Prefeitura de Guarulhos começam a ser definidas.

Parceria entre Fundacentro e Secretaria do Trabalho de Guarulhos será firmada no dia 27 de abril.

Secretaria do Trabalho do Município de Guarulhos receberá projeto piloto em SST.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.