Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Aplicativo SST Fácil traz novo conteúdo sobre rabdomiólise

Arte por Wesley Fernandes

Atividade pesada realizada sob calor intenso pode causar essa doença

Por ACS/Cristiane Reimberg em 01/09/2017

A rabdomiólise, doença caracterizada pela quebra muscular e liberação dos constituintes das células no sangue, é o novo tema abordado pelo aplicativo da Fundacentro SST Fácil, dentro da Categoria Doenças Ocupacionais. Esse adoecimento pode danificar os rins, que sobrecarregados, não conseguem filtrar os resíduos concentrados na urina, levando à insuficiência renal aguda.

As lições do aplicativo abordam as causas da rabdomiólise, os impactos à saúde, os sintomas, o diagnóstico, tratamento e prevenção. O material foi produzido pela técnica da Fundacentro de Campinas, Leonor de Campos. Para instalar gratuitamente o App SST Fácil em celulares com sistema Android acesse o Google Play, já para sistemas iOS faça o download na Apple Store.

Causas

O calor intenso combinado com a atividade pesada no trabalho são fatores que podem causar essa doença, que atinge profissionais como cortadores de cana, recrutas do exército e atletas. A desidratação, a aclimatação insuficiente, a dieta inadequada e falta de condicionamento específico também contribuem para o adoecimento.

A origem da rabdomiólise pode ser tanto traumática - como lesões por corrente elétrica de alta voltagem, queimaduras extensas, pré-afogamento e imobilização prolongada - quanto não traumática. Nesse caso, temos a atividade muscular excessiva, alterações entre a temperatura externa e a temperatura corporal, drogas lícitas e ilícitas, álcool, medicamentos e substâncias tóxicas.

Impactos à saúde

Os principais sintomas da rabdomiólise são dor muscular, fraqueza e urina escura. Os enfermos também podem sentir febre, mal-estar geral, taquicardia, câimbras, náuseas e ter vômitos.

Essa doença também pode causar outros agravos à saúde como desequilíbrio eletrolítico, insuficiência renal aguda (IRA) e doenças cardíacas, que podem levar à morte. A IRA é considerada grave quando os túbulos renais são obstruídos, causando a falência dos rins. A taxa de mortalidade da rabdomiólise devido à IRA é de aproximadamente 8%.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.