Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Seminário sobre saúde dos professores está com inscrições abertas

Arte: Publicações/ACS

Programação do evento, que ocorre na cidade de São Paulo em 10 de outubro, já está disponível

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 16/08/2017

As inscrições para participar do “II Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: pela promoção da saúde dos docentes” estarão abertas no site da Fundacentro a partir de 21 de agosto. O evento será realizado no dia 10 de outubro, na sede da instituição em São Paulo/SP, das 8h às 17h30. Na data, também é celebrado o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas.

A programação do II Seminário já está disponível e reúne palestrantes com diferentes formações, que pesquisam a saúde dos professores. Os especialistas farão uma reflexão sobre esse tema a partir de resultados de pesquisas e intervenções realizadas. Dessa forma, pretendem subsidiar pesquisadores, professores, demais profissionais de educação, sindicalistas, agentes públicos e profissionais de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) a compreender a dinâmica do processo de saúde-doença entre os docentes e atuar em prol de sua melhoria.

Na parte da manhã, “o desafio da promoção da saúde dos professores” será o tema abordado pelo tecnologista da Fundacentro, Jefferson Peixoto. Com graduação em História e Pedagogia, mestrado em Educação, Peixoto focará na promoção da saúde a partir da realidade dos professores. Fato que conhece bem, pois já foi docente da rede pública, dá aula em universidade e é doutorando em Saúde Pública na Universidade de São Paulo – USP, onde desenvolve pesquisa sobre o impacto do trabalho na vida e no processo de saúde-doença dos docentes.

A outra palestra da manhã será dada pela psicóloga e docente da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Renata Paparelli, sobre “trabalho e saúde mental dos professores”. Em sua apresentação, abordará a questão a partir de três eixos: conceitos de saúde e trabalho, transformações do mundo do trabalho e saúde mental dos educadores. Tema este explorado em seu doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, onde pesquisou o desgaste mental do professor da rede pública de ensino.

No período da tarde, haverá outras duas palestras. A fonoaudióloga Léslie Piccolotto, que também é professora da PUC/SP, abordará o tema “Distúrbios de fala e da voz entre professores: um caso gritante”. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Piccolotto apresentará ação realizada com os professores da rede municipal de São Paulo.

Por fim, a terapeuta ocupacional Amanda Macaia apresentará possibilidades de promoção de saúde no retorno ao trabalho por professores após o adoecimento mental. Esses retornos positivos foram percebidos em sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP: “Excluídos no trabalho? Análise sobre o processo de afastamento por transtornos mentais e comportamentais e retorno ao trabalho de professores da rede pública municipal de São Paulo”.

O evento será encerrado com um debate entre os palestrantes e o público, mediado pelo coordenador do II Seminário, Cleiton Faria Lima, chefe do Serviço de Ações Educativas da Fundacentro. Com formação em Magistério, Faria Lima é bacharel em Administração, especialista em Neurociências Aplicada à Educação e atualmente cursa especialização em Saúde Pública na USP.

Saiba mais

Saúde dos Professores: Uma Ambiguidade a Resolver

Apresentação sobre o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

Cartilha “10 de Outubro - Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas” - Lei Federal 12.645/2012

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.