Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Nanotecnologia é tema da Nona edição do Seminário Trabalho e Prevenção

Arte por Evilyn Cristhina da Silva

Evento acontece no dia 31 de Julho no Rio de Janeiro/RJ

Por Wesley Fernandes sob supervisão de Cristiane Reimberg em 14/07/2017

A Fundacentro do Rio de Janeiro promove o “Seminário Trabalho e Prevenção – Nanotecnologia”, que será realizado no dia 31 de Julho, às 14h, no auditório do Palácio da Justiça do Trabalho. O prédio fica localizado na Avenida Presidente Antonio Carlos, 251 – Centro – RJ.

Realizado a cada dois meses, a nona edição do seminário tem como propósito promover a difusão de conhecimento em relação à nanotecnologia e proporcionar um debate maior sobre o assunto. O seminário é aberto a profissionais e estudantes de segurança e saúde no trabalho.

“O assunto não é totalmente novo, mas hoje existe o interesse e a grande preocupação da manipulação e produção destes materiais pelos trabalhadores e até mesmo pelos consumidores”, afirma a médica da Fundacentro/RJ, Maria Fátima Viegas, que coordena o evento.

A nanotecnologia pode ter implicações na vida dos trabalhadores. “Estes materiais por serem muito pequenos, escala nanométrica de 0 a 100 nanômetros, podem causar muitos efeitos adversos à saúde pela facilidade de penetração em vários órgãos do ser humano”, aponta Viegas.

A médica explica que “um material perfeitamente seguro para ser manuseado em tamanho maior pode facilmente penetrar na pele na forma de nanopartícula ou se tornar um aerossol e entrar no organismo por via respiratória”.

Todas essas discussões serão aprofundadas no seminário, que contará com duas palestras. Às 14h10, o engenheiro químico do Instituto Nacional de Tecnologia - INT, Fábio Moysés Lins Dantas, abordará questões a respeito da “Produção e Aplicação de Produto Contendo Nanotecnologia”. A segunda será realizada às 15h20 e o tema “Nanotecnologias: riscos, toxicidade e modos potenciais de controle de exposição” será ministrado pelo médico e pesquisador da Fiocruz, William Waissmann.

As inscrições podem ser feitas através do próprio portal da Fundacentro. Para demais informações sobre o evento, entre em contato pelos telefones: 2508-8548 e 2507-9041 ou por e-mail: cerj@fundacentro.gov.br

Saiba mais

Consulte a programação no folder

A Fundacentro há 10 anos desenvolve o projeto "Impactos das Nanotecnologias na saúde do trabalhador e ao meio ambiente”. Veja o site temático.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.