Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Homenagem a engenheiro é prestada por cadetes e oficiais da Aman

Francisco Kulcsar recebe dos cadetes, livro contando a história da Aman

Disciplina na Aman é coordenada pela Fundacentro

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 19/05/2017

Fotos pessoais gentilmente cedidas por Francisco Kulcsar e Irlon de Angelo

Durante a realização da disciplina “Técnicas Militares – Segurança e Saúde Ocupacional - Análise e Gerenciamento de Riscos”, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), os cadetes e oficiais prestaram homenagem ao engenheiro, Francisco Kulcsar Neto, cuja aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria 162, de 15 de maio de 2017.

A disciplina realizada em março deste ano na sede da Aman em Resende, RJ, teve como objetivo destacar aspectos importantes da segurança e saúde no trabalho nos diversos setores da Academia.

Além de Kulcsar que ministra a disciplina há 13 anos, participaram como palestrantes, Irlon de Angelo da Cunha, engenheiro da Fundacentro que abordou o tema “Ruído e proteção auditiva” e Cleiton Faria Lima, educador, que apresentou o tema “Dicas de segurança”.

Para os pesquisadores que passam a lecionar a partir deste ano a disciplina coordenada pela Fundacentro na Aman, a questão da SST vem sendo um ponto de grande interesse para os militares.

O curso que tem duração de um dia é dividido em parte teórica e prática, onde os cadetes junto com os pesquisadores visitam as oficinas e observam os riscos elétricos, mecânicos, ergonômicos e químicos. Também foi apresentado o vídeo institucional da Fundacentro, vídeo sobre acidentes e acidentes fatais, a fim de sensibilizar os cadetes, bem como demonstrar as situações de risco e as possibilidades de prevenção destes acidentes e seus danos.

A partir deste ano foi aplicado um questionário que tem por objetivo coletar o perfil dos militares e permitir futuro contato com os egressos para o mapeamento dos riscos identificados nos postos de comando para que a Fundacentro possa atender às necessidades dos cadetes.

“A idéia é fazer com que cada cadete seja multiplicador, a partir do momento que assume cargo de liderança nos comandos e bases do exército”, comentou Irlon.

Próximos cursos

Com a aposentadoria do engenheiro Kulcsar, Irlon e Cleiton passam a lecionar a disciplina “Técnicas Militares – Segurança e Saúde Ocupacional Análise e Gerenciamento de Riscos”.

Para o próximo curso que deverá acontecer em 2018, Cleiton destaca que farão parte do conteúdo, identificação dos riscos e dicas de segurança. “Os cadetes necessitam de noções gerais da importância da SST, identificar os riscos para que possam preveni-los no dia-a-dia”, reforçou o educador.

Homenagem

Durante o curso, Kulcsar foi homenageado pelos cadetes e demais oficiais, momento em que recebeu uma miniatura de cadete e um livro contando a história da Aman.

O engenheiro conta que ter estado ao longo desses 13 anos presente na Aman foi uma das melhores experiências de sua vida. “Me senti muito valorizado e fui agraciado com a Medalha do Pacificador, concedida somente às pessoas que tenham grande contribuição”, coloca Kulcsar.

Fundacentro e Aman: parceria de 13 anos

Tudo começou em 1995 quando o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército encaminhou à Fundacentro, solicitação de pesquisa nas instalações em Taubaté, a fim de que a entidade pudesse subsidiar com avaliação qualitativa de agentes físicos e químicos presentes no hangar, nas oficinas e laboratórios. O relatório técnico de avaliação qualitativa é utilizado até hoje pelo Exército brasileiro.

Em um segundo momento, já em 2004, a Aman solicitava à Fundacentro, apoio didático em segurança e saúde do trabalhador.

Desde então, Francisco Kulcsar (agora aposentado) e Guerrit Gruenzner (aposentado) formaram uma primeira equipe de disseminadores da SST.

De acordo com Kulcsar, 560 oficiais foram formados desde 2003.

Leia mais sobre a parceria entre Fundacentro e Comando do Exército.

Engenheiros recebem do Comando do Exército, Medalha do Pacificador

Militares do Comando da Aeronáutica recebem palestra proferida por especialistas da Fundacentro

Pesquisadores da Fundacentro ministram disciplina na Aman

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.