Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Médica Jandira Dantas doa mais de 2.200 livros à Fundacentro/PE

Luis Antonio de Melo, Jandira Dantas, Mauricio Viana e Leonice da Paz (Foto: Fundacentro/PE)

Cerimônia, que reuniu ícones da história da instituição e da SST, foi marcada pela emoção

Por ACS/ Cristiane Reimberg com informações da Fundacentro/PE em 26/12/2017

A médica do trabalho Jandira Dantas Machado doou mais de 2.200 títulos na área de segurança e saúde no trabalho (SST) de seu acervo pessoal para a Fundacentro/PE em cerimônia realizada em 21 de dezembro. Além da profissional, participaram do evento a presidente da instituição, Leonice da Paz, Joaquim Dantas, irmão da médica e responsável pela implantação da Fundacentro em Pernambuco na década de 1970, servidores, dirigentes sindicais, representantes do Ministério Público do Trabalho e profissionais atuantes no setor.

A doação foi vista pelos participantes como um gesto de grandeza e desprendimento. Jandira Dantas tem 86 anos, é sergipana de nascimento e pernambucana por adoção. Veio para o Recife em 1939, com apenas 8 anos de idade. Pioneira da Medicina do Trabalho no Norte e Nordeste, foi responsável pela formação das primeiras Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) no estado de Pernambuco.

Assim como seu irmão, fez parte da história da Fundacentro/PE, onde atuou durante a década de 1980 como médica do trabalho e desenvolveu estudos e pesquisas voltados à segurança e saúde do trabalhador. Seu nome também está marcado na história da SST. Em 1975, instalou, de forma pioneira no país, o curso de formação de técnicos de segurança do trabalho, com duração de 3 anos, na antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco. Também foi auditora fiscal do trabalho e dirigiu a Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho da antiga Delegacia Regional do Trabalho do estado.

Outra atuação que marcou a carreira de Jandira Dantas foi a de médica do trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco. Além disso, é higienista ocupacional, estudiosa da nanotecnologia e perita da Justiça do Trabalho. Recebeu diversos prêmios e honrarias por sua destacada atuação, inclusive o título de cidadã do Recife concedido pela Câmara Municipal.

O evento foi realizado no auditório Edson Hatem da Fundacentro de Pernambuco.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.